in

H&M anuncia nova CEO

Helena Helmersson foi nomeada CEO da H&M, a cadeia sueca de moda. O seu antecessor, Karl-Johan Persson, presidirá o conselho de administração a partir de agora.

O atual presidente do conselho da H&M, Stefan Persson, deixará o cargo, sendo sucedido pelo seu filho, Karl-Johan. A COO Helena Helmersson será promovida a CEO. É a primeira vez que o poder executivo do grupo de moda estará nas mãos de uma mulher.

Helena Helmersson está na empresa há mais de 20 anos e iniciou a sua carreira no departamento de compras, até se tornar gestora de sustentabilidade e, há pouco mais de um ano, diretora operacional.

Preços mais altos

A H&M anunciou, também, os seus resultados para 2019: o volume de negócios aumentou 11%, para 232,76 mil milhões de coroas suecas (21,9 mil milhões de euros). Excluindo as flutuações da taxa de câmbio, no entanto, o crescimento foi de 6%.

Apesar do aumento dos preços, a H&M conseguiu expandir a sua quota de mercado. Além disso, as vendas online do grupo aumentaram 24%.

O lucro antes dos impostos cresceu 11%, para 17,39 mil milhões de coroas (1,6 mil milhões de euros), e o grupo irá investir 86 milhões de coroas (oito milhões de euros) no HIP, o programa pelo qual partilha parte dos seus lucros com os seus funcionários.

No próximo ano, o grupo espera abrir 200 lojas na Ásia, Europa de Leste e América do Sul. No entanto, 175 lojas na Europa Ocidental, Estados Unidos e China terão que fechar, deixando uma taxa líquida de aberturas de apenas 25. Para o novo exercício, a H&M pretende alcançar um crescimento de faturação de 10% a 15%.

Aldi lança app de compras focada na saúde

Araven lança cestos e carros de compras feitos de materiais de pesca reciclado