in ,

GS1 Portugal junta parceiros para debater experiência do consumidor

A GS1 Portugal – Codipor realizou a quinta edição do Fórum Digital Engagement, dedicado ao tema “Consumer Journey: O Consumidor no Centro da Transformação Digital”. A iniciativa juntou oradores e entidades de referência no âmbito empresarial, associativo e académico para abordar os desafios, oportunidades e tendências em termos de adaptação dos consumidores, empresas e universidades à era digital.

Altice, APDC, Google Portugal, MERCER | Jason Associates, Microsoft Portugal e Nova SBE foram as organizações convidadas para debater tendências ao nível da cultura, “skills” e ambiente digital, IoT e transformação digital e apresentar casos de sucesso que se destacam pela inovação na cadeia de valor.

As gerações vindouras não conseguirão viver sem aquilo que temos vindo a desenvolver”. A afirmação é de Pedro Lourenço, diretor da unidade de Business Applications da Microsoft Portugal, que trouxe a esta iniciativa uma visão da transformação trazida ao ambiente digital pela inteligência artificial. Um novo paradigma que veio possibilitar uma “vasta quantidade de informação, um elevado poder computacional e poderosos algoritmos”. A mudança na utilização da tecnologia visível na sociedade em geral é igualmente identificada em contexto organizacional, com as empresas a terem à sua disposição novas ferramentas com as quais potenciar a interação com clientes, otimizar operações, transformar produtos e capacitar colaboradores.

Inês Ferreira, responsável de Produto IOT da PT Empresas Altice, abordou o papel conferido à Internet das Coisas no futuro do negócio das empresas. Se o número de organizações que conhece esta tipologia de soluções é elevado, a sua utilização bem-sucedida mostra resultados reduzidos, algo que poderá ser explicado pela falta de articulação entre as metas e expectativas de executivos de TI e de negócio. A responsável da PT Empresas Altice aponta “a redução dos custos operacionais, a melhoria do processo de decisão, uma nova interação com o cliente e melhores produtos” como os objetivos da IoT nas empresas e destacou o projeto desenvolvido em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa para a gestão da recolha de resíduos urbanos, equipando 1.500 contentores em 25 freguesias da cidade com tecnologia IoT para a monitorização da utilização destes equipamentos e um mais eficiente planeamento dos percursos de recolha.

O encerramento do fórum esteve a cargo Nuno Pimenta, Industry Head – Start Ups, Retail & Travel da Google Portugal, com uma intervenção acerca do conceito de “consumer journey”. A mensagem final deixada é que nos encontramos a experienciar a quarta grande revolução digital – do IoT e machine learning – e a transformação a ser operada ao nível da tecnologia vai influenciar todos os tipos de negócio. Num ambiente em que cada vez nos encontramos mais conectados e no qual cada vez existe mais informação, o desafio deixado às empresas, ilustrado com o surgimento de novas plataformas de mobilidade como a Uber ou a Cabify, consiste em “identificar quais as dores que os consumidores estão a sentir; estas podem não ser percetíveis, mas se algum ‘player’ as identificar pode potenciar uma nova oportunidade de negócio”.

João de Castro Guimarães, diretor Executivo GS1 Portugal, justifica a relevância do tema escolhido para esta iniciativa pela sua inclusão entre as macrotendências que se encontram a moldar o mercado. Face a esta realidade, o papel da GS1 passa por “apoiar a melhoria da competitividade de todos os agentes que participam na cadeia de valor – produtores, distribuidores, armazenistas, consumidores, decisores, mundo académico e demais interlocutores institucionais – num ponto de encontro que promova a partilha de conhecimento e casos de sucesso no âmbito da economia digital, sobretudo os que se destacam pela inovação”. Neste contexto, o responsável da GS1 Portugal – Codipor aponta a necessidade de “equacionar a experiência do consumidor na era digital e o modo como o tecido empresarial pode potenciar esta oportunidade”.

Visa

Visa lança campanha multimeios para comunicar vantagens dos pagamentos contactless

Dois Moscatéis de Setúbal no ranking dos Melhores Moscatéis do Mundo