in

GS1 Portugal apoia participação de empresas portuguesas em Hackathon internacional

GS1 Portugal

A GS1 Portugal associa-se às restantes organizações-membro da GS1 na Europa no apoio a uma iniciativa liderada pela GS1 Alemanha, a realizar nos próximos dias 18 e 19 de setembro: a primeira “GS1 Hackathon 2020”, sob o mote “Produtos Honestos (#HonestProducts) – Impulsionando produtos radicalmente transparentes com Inteligência Artificial”.

Esta iniciativa, que será totalmente digital para facilitar a participação de pessoas e empresas a nível internacional, tem como principal objetivo desenvolver produtos mais transparentes, conscientes e sustentáveis, centrados no consumidor e nas respetivas necessidades, com a ajuda de Inteligência Artificial e dados de qualidade.

O desafio está aberto a todos os empresários, académicos e entidades com intervenção no sector das tecnologias que queiram colaborar com outros stakeholders internacionais no sentido de resolver desafios com os quais os seus setores se deparam, relacionados com os principais temas desta iniciativa – Sustentabilidade, Nutrição e Personalização. O evento dispõe de dois eixos de participação:

  • Prototipagem – pretende-se desenvolver uma solução real com base em Inteligência Artificial (app, website, API – Application Programming Interface).
  • Conceptualização – cada grupo participante neste eixo é desafiado a entregar um conceito finalizado, seja o desenvolvimento de uma ideia ou as respetivas orientações de implementação.

Esta iniciativa liderada pela GS1 Alemanha em parceria com a Atrify, Auto-ID Labs e Google Cloud, com o apoio da GS1 Portugal e das restantes organizações membros da GS1 na Europa, oferece aos participantes a oportunidade de colaboração e competição num evento internacional que incide sobre temas atuais relevantes.

Será da responsabilidade das entidades organizadoras do evento disponibilizar aos participantes o acesso aos dados necessários à competição num dos dois módulos disponíveis e prestar apoiar durante todo o evento. Serão atribuídos três prémios monetários para os três melhores trabalhos no valor de 5000 euros, 3500 euros e 1500 euros para o 1.º, 2.º e 3º classificados, respetivamente.

GS1 Portugal

O papel da GS1 Portugal nesta Hackathon é de entidade facilitadora da participação das empresas e entidades portuguesas, procurando apoiar as equipas nacionais que queiram fazer parte desta competição, evidenciando a nossa visão e missão. Inovação e sustentabilidade são linhas estratégicas da intervenção da GS1 Portugal e prioridades da nossa organização para o triénio 2019-2021. O nosso apoio à participação de representantes nacionais nesta iniciativa é expressão do nosso compromisso com essas prioridades estratégicas”, explica João de Castro Guimarães, diretor executivo da GS1 Portugal.

Queremos contribuir para a conceção e desenvolvimento de soluções práticas que deem resposta a necessidades específicas nos domínios da sustentabilidade, nutrição e personalização, necessidades com que o tecido empresarial, nos mais variados setores, se depara”, acrescenta.

produtos do mar

Consumidores optam por produtos do mar para seguirem dietas mais sustentáveis

desperdício

PAN quer reduzir desperdício alimentar nas grandes superfícies