Electrolux
in

Grupo Electrolux apresenta aspirador 100% feito de materiais reciclados e reutilizados

O Grupo Electrolux, em parceria com a Stena Recycling, desenvolveu um aspirador feito 100% de materiais reciclados e reutilizados.

Atualmente, mais de 400 milhões de toneladas de plástico são globalmente produzidas todos os dias, mas apenas menos de 12% são transformadas em materiais reciclados. Os fabricantes têm sérias dificuldades em encontrar materiais reciclados de confiança, qualidade e consistência. Por este motivo, em 2010, o Grupo Electrolux foi pioneiro em alertar para este problema através do projeto “Vac Rom The Sea”, sentindo uma repercussão da sua ação, mas em pequena escala.

Para acelerar este processo de mudança, o Grupo Electrolux junta-se agora à Stena Recycling, em colaboração com a Circular Initiative, com o objetivo de aprender como fazer o mercado de plástico reciclado funcionar tão bem como o mercado de matérias virgens. Assim, o primeiro resultado desta investigação é um aspirador construído 100% de materiais reciclados e componentes eletrónicos de plásticos reutilizados.

No Grupo Electrolux, o nosso compromisso é reduzir o nosso impacto no meio ambiente até 2030 e a circularidade na reciclagem é a chave para o conseguirmos. Por isso, a parceria com a Stena Recycling é uma das iniciativas mais importantes que começámos, tanto para nós como para a indústria. Assim, queremos apoiar os consumidores a fazerem escolhas sustentáveis e, para sermos bem-sucedidos, precisamos de uma aproximação consolidada”, afirma Jonas Samuelson, CEO do Grupo Electrolux.

Henrik Sundström, Head of Sustainability do Grupo Electrolux, acrescenta que “este projeto destaca muitas das considerações que temos em conta quando procuramos esta circularidade. No design dos produtos e nos materiais que utilizamos em novos modelos existem determinadas regras, de qualidade e de segurança, que precisam ser garantidas, por isso, temos que encontrar o equilíbrio no aumento da utilização de materiais reciclados e reutilizados”.

Para o CEO da Stena Recycling, Kristofer Sundsgård, “a indústria sueca tem reunidas todas as condições para se tornar pioneira nesta frente de circularidade na reciclagem. Temos o conhecimento, as áreas técnicas e as empresas disponíveis para liderar este processo de produção circular. Tenho orgulho daquilo que já conseguimos alcançar nesta parceria com o Grupo Electrolux, são passos cruciais para um futuro onde os materiais circulares recicláveis vão ter um papel significativo na produção”.

Assim, até 2030, prevê-se que toda a gama de produtos do Grupo Electrolux contenha pelo menos 50% de materiais reciclados.

brambles

Brambles quer ser pioneira na criação de cadeias de abastecimento regenerativas

Renova

Renova reforça o seu compromisso no apoio à cultura