in

Grupo Bel está a transformar o seu modelo de negócio

Foi no Dia Internacional da Alimentação, 16 de outubro, que a Bel anunciou uma mudança de imagem, posicionamento e estratégia de crescimento, a nível mundial.

A empresa redefiniu a sua missão corporativa através do seu compromisso “disponibilizar alimentos saudáveis e responsáveis para todos”, posicionando as suas marcas no crescente mercado de snacks saudáveis. Assim, apresenta a sua nova assinatura “Bel for All, for Good”. “O ADN da Bel não está a mudar, mas a nossa transformação está a acelerar. A nova assinatura simboliza o compromisso e o modelo de negócio sustentável que estamos a construir. Por trás de ‘For All, for Good’ estão representados 12.600 colaboradores em mais de 30 países, que unem os seus esforços para construir uma empresa diferente, uma empresa que interage de forma constante e positiva com o mundo”, afirma Antoine Fiévet, presidente e diretor executivo do Grupo Bel.

Para responder às expectativas dos consumidores, a Bel está a alargar a sua oferta para além dos queijos e produtos de frutas. Até 2020, pretende trabalhar na inovação de produtos à base de plantas, oferecendo soluções que combinem matérias-primas lácteas com vegetais ou leguminosas. Esta estratégia visa tornar as marcas da Bel ainda mais inclusivas, de forma a irem ao encontro dos desafios alimentares dos países onde opera. “’Food for all’ está no ADN da Bel desde o início, graças ao nosso modelo de porções individuais”, comenta Cécile Béliot, vice-presidente executiva para a Estratégia e Crescimento de Marcas do Grupo Bel. “O nosso sucesso baseia-se na determinação de tornar os produtos lácteos acessíveis às famílias em todo o mundo e o nosso objetivo é ir mais além, criando novos produtos e oferecendo aos consumidores marcas inclusivas e responsáveis”.

A Bel está comprometida com um programa que passa por uma melhoria contínua do perfil nutricional das suas receitas, pelo desenvolvimento de uma agricultura sustentável, embalagens recicláveis e/ou biodegradáveis, mantendo um papel ativo na luta contra as mudanças climáticas e permitindo uma fácil acessibilidade do consumidor aos seus produtos.

Nesse sentido, mais de 180 receitas foram melhoradas desde 2012. O compromisso para 2025 é que 80% do portfólio de produtos tenha limite de gordura e sal, favorecendo nutrientes ricos como cálcio e proteínas.

Nesse mesmo horizonte, a Bel quer criar embalagens 100% recicláveis e/ou biodegradáveis.  Hoje, 81% das embalagens usadas pela Bel já o são.

Além disso, também em 2025, a Bel quer atingir a neutralidade carbónica das operações. Em 10 anos, reduziu as emissões de gases com efeito estufa em 59%. Em 2017, integrou a iniciativa Science Based Targets (STBi), que visa reduzir as emissões de gases com efeito estufa em toda a sua cadeia, para ajudar a cumprir as metas do Acordo de Paris.

Outro dos compromissos passa pela promoção de uma produção leiteira sustentável, até 2025. A trabalhar ao lado da WWF França há mais de sete anos, a Bel está a trabalhar num conjunto de diretrizes internacionais que visam apoiar a produção de lacticínios, junto dos produtores de leite, para promover, por exemplo, a utilização de rações sem OGM para rebanhos leiteiros, pastagem e novos modelos de negócio agrícolas.

Noutra vertente, está a criação de produtos adaptados às necessidades do consumidor e aos desafios de saúde pública locais. Para populações com necessidades nutricionais mais urgentes, principalmente populações com baixos rendimentos e para as quais a segurança alimentar é um desafio diário, a Bel comprometeu-se a enriquecer sistematicamente os seus produtos com um dos quatro nutrientes recomendados pela OMS (ferro, iodo, vitamina A e zinco). Todos os limites foram estabelecidos de acordo com as recomendações da OMS e validados por dezenas de nutricionistas independentes e especialistas internacionais na área da nutrição.

Portugal, o Programa Leite de Vacas Felizes, impulsionado pela marca Terra Nostra apresenta-se como um caso de estudo por parte do grupo. O programa garante a pastagem 365 dias por ano e os mais rigorosos critérios de qualidade, sustentabilidade e bem-estar animal.

 

O Grupo Bel em números

12.600 colaboradores.

19 biliões de porções produzidas por ano.

3,3 biliões de euros em vendas em 2018.

Presente em mais de 30 países.

32 unidades de produção em todo o mundo.

5.400 clientes de retalho%distribuição.

3.600 fornecedores de matérias-primas e embalagens para laticínios.

Mais de 2.500 produtores de leite; dois mil milhões de litros de leite recolhidos em 10 bacias leiteiras.

 

 

Grupo Bel | Resultados Económicos

Milhões de Euros 1.ª metade de 2019 2.ª metade de 2018 % Crescimento
Vendas 1,658 1,626 + 1.9%
Lucro Operacional 126 88 + 43.0%
Lucro líquido consolidado  

80

 

53

 

+51.4%

 

 

Bel Portugal em números

Faturação 2018: 134 milhões de euros

600 colaboradores

N.º produtores: 410 nos Açores e 45 no Continente

Lavazza renova contrato com a NewCoffee até 2023

Staples lança novo programa de fidelização