in ,

Google Portugal lança Retail Export Accelerator Program

Google

A Google Portugal deu início ao Retail Export Accelerator Program, um programa orientado para as empresas portuguesas de retalho e que visa proporcionar-lhes os recursos e as ferramentas de que precisam para as suas estratégias de crescimento e para a aceleração dos seus processos de internacionalização.

Este programa surge na sequência de outros programas de aceleração, projetos e iniciativas lançadas e disponibilizadas para apoiar startups e empresas portuguesas de diferentes dimensões e diferentes indústrias.

Para o Retail Export Accelerator Program, foram selecionados sete retalhistas portugueses: Continente, Dott, Hôma, Lion of Porches, Mr. Blue, PCDIGA e Zippy.

Com a duração de 10 semanas, o programa é constituído por oito sessões online com especialistas da Google em diversas áreas, onde serão abordados vários temas relacionados com processos de internacionalização, “insights” de indústria, workshops diversos, sessões com convidados externos e ainda sessões de mentoring individuais.

Os consumidores hoje não vêem fronteiras, eles querem um produto e um serviço que os satisfaça. Exportar significa crescer o negócio, ser mais rentável, competitivo, inovador e resiliente. As empresas portuguesas têm qualidade para competir internacionalmente e queremos que, com as ferramentas e estratégias certas, este programa ajude a diminuir a lacuna entre o retalho em Portugal e a exportação via digital”, explica Nuno Pimenta, Industry Head Start Ups, Retail & Travel na Google Portugal.

As empresas foram selecionadas com base nas suas fortes propostas de valor e por contarem com equipas ágeis que poderão testar e adaptar os seus comportamentos e estratégias de modo a aproveitar ao máximo cada uma das sessões do programa.

Ao longo do programa, serão estudados diversos mercados ao nível da procura, concorrência, logística, pagamentos e outros temas operacionais. Com base nisso, o objetivo é que cada uma das empresas escolha quais os mercados em que quer entrar e chegue ao final das 10 semanas com vendas em pelo menos um novo mercado.

Programas de aceleração da Google Portugal

No início do ano, a Google Portugal tinha já trazido para Portugal a primeira edição do StartUps Growth Lab, um programa Google for Startups constituído por workshops, formação e mentoring para startups portuguesas para acelerar o crescimento por via da aquisição de novos clientes e de receita.

No mês passado, a Indico Capital Partners juntou-se à Google para lançar o Indico Accelerator by Google for StartUps em Portugal. Além dos programas de aceleração, desde 2016, existe em Portugal o Atelier Digital, cursos de formação gratuitos e ferramentas para ajudar as pessoas a encontrarem trabalho, progredirem nas suas carreiras ou fazerem crescer os seus negócios.

“Os portugueses só têm uma coisa a ganhar com o fim da globalização, que é empobrecerem”

café

Nestlé Professional apoia reabertura do canal Horeca