in

GeoPost adquire plataforma tecnológica de estafetagem para reforçar oferta na Europa

A GeoPost anunciou a aquisição de 100% do capital da Stuart, uma plataforma tecnológica para entregas expresso urbanas, criada em 2015, que liga empresas a uma frota de estafetas independentes.

Com esta aquisição, a GeoPost pretende utilizar o trabalho realizado nos últimos dois anos para participar na expansão desta startup e assumir a liderança na Europa num sector em rápido crescimento.

Em apenas dois anos, a Stuart desenvolveu uma plataforma tecnológica assente numa API de integração com estafetas, permitindo envios automáticos de encomendas e a sua geo-localização em tempo real. Cerca de 100 colaboradores gerem hoje as entregas de várias empresas em três países (França, Espanha e Reino Unido) e em cinco cidades europeias (Paris, Barcelona, Londres, Lyon e Madrid).

A Stuart conta com mais de 500 clientes ativos, alguns de grande dimensão como o Carrefour, Franprix, Sainsbury’s, Burger King, The Kooples ou Cdiscount, sendo operadas diariamente milhares de entregas pela plataforma.

A aquisição da Stuart pela GeoPost, na qual tem investido desde o seu início, permitir-lhe-á continuar a desenvolver o seu modelo original e a sua tecnologia, visando aumentar o desafio da entrega “last-mile” e “on-demand” nas grandes cidades.  Com esta aquisição, a Stuart completa a cadeia de valor formada pelas filiais da GeoPost – Chronopost, DPD, SEUR e Pickup – e consegue, assim, oferecer ao mercado e às empresas entregas realmente rápidas e ambientalmente responsáveis, já que praticamente 90% das entregas são livres de carbono por serem realizadas a pé ou de bicicleta. Paul-Marie Chavanne, CEO da GeoPost, refere que “esta decisão surge de forma lógica aos investimentos que fizemos na Stuart nos últimos dois anos. A Stuart completa o serviço de entregas de que dispomos a nível local e personaliza o futuro das entregas expresso urbanas, uma atividade estratégica para nós e uma das que apresenta um crescimento mais rápido”.

No seguimento desta aquisição, a Stuart manter-se-á uma marca e filial independente. Diego Magdelénat e Paul-Ambroise Archambeaud, fundadores da Pickup, uma startup especializada na entrega em locais alternativos e adquirida pela GeoPost em 2009, vão dirigir a Stuart.  Desde que a GeoPost adquiriu a Pickup, esta tornou-se na primeira rede de lojas para entrega de encomendas na Europa, com mais de 28.000 pontos e 52 milhões de encomendas levantadas em 2016. Os responsáveis da Pickup vão assegurar que a Stuart estará totalmente integrada com a GeoPost e o Grupo La Poste, com especial destaque no desenvolvimento de soluções inovadoras para os clientes do grupo.

Gigante do comércio eletrónico JD.com cria maior rede de distribuição com drones

Marktest lança estudo para análise de marcas e figuras públicas em Portugal