in

Gastos do consumidor britânico continuam a cair

Os gastos dos consumidores no Reino Unido caíram pelo terceiro mês consecutivo em julho. É a primeira vez em quatro anos que houve uma queda de três meses, atribuída pelos analistas ao Brexit.

Em julho, as despesas caíram 0,8% em relação ao ano anterior e experimentaram quedas similares em maio e junho. Esta situação não acontecia desde fevereiro de 2013, quando a economia ainda estava a recuperar da crise financeira.

Desta vez, o Brexit está a pesar nos gastos do consumidor britânico. Na semana passada, o Banco da Inglaterra baixou a previsão de crescimento económico para 2017 e 2018, principalmente porque os salários não estão a crescer tanto quanto o esperado. O crescimento salarial mais lento é ampliado através da inflação causada pelo Brexit e pelo enfraquecimento da libra.

As vendas de roupas caíram 5,2% em julho, a segunda maior queda num período de cinco anos. Tal facto não gera surpresa, vendo como os britânicos importam principalmente as roupas.

O sector da hotelaria não sofreu tanto quanto o resto da economia, porque muitos britânicos decidiram ir de férias localmente, gastando mais dinheiro nos seus próprios estabelecimentos.

Saturação no mercado de retalho norte-americano pode levar a ainda mais encerramentos

Sainsbury’s quer cortar 1.000 postos de trabalho