in

Franchising em Portugal vale 4.624 milhões de euros

Apesar do débil contexto económico que, nos últimos anos, tem marcado o nosso país, os resultados do 20º censo de franchising confirmam que este mercado apresentou um franco crescimento no último ano, fazendo frente à crise que Portugal tem atravessado. Segundo o estudo, as redes de franchising geraram a nível nacional (e em termos macroeconómicos) um volume de negócios na ordem dos 4.624 milhões de euros, o que corresponde a 2,7% do PIB.

O censo realizado pelo Instituto de Informação em Franchising (IIF) conclui ainda que o franchising foi responsável pela criação de cerca de 63.670 postos de trabalho, representando aproximadamente 1,4% do emprego em 2014, o que reforça a importância deste mercado a nível do desenvolvimento económico nacional, através da criação de riqueza e de empregabilidade.

Com o 20º Censo de Franchising verificou-se ainda um aumento significativo de marcas e de diversificação de áreas de negócio em Portugal. Só no ano passado foram integrados 41 novos conceitos de negócio no mercado de franchising a nível nacional, agora composto por 524 marcas franchisadas (63,4% delas com origem em Portugal).

Os resultados do 20º Censo de Franchising permitem constatar uma franca evolução deste mercado, prevendo-se que nos próximos anos se mantenha esta tendência de crescimento do franchising em Portugal”, conclui Carlos Santos, manager do IIF.

Cambridge apresenta edição limitada da coluna portátil G2

Sector de retalho de móveis com retoma moderada nas vendas