in

Estratégias e dicas para aumentar a sua audiência no Instagram em 2020

Adora produzir conteúdos para a sua conta no Instagram, mas as publicações não alcançam ninguém devido ao baixo número de seguidores? Aumentar esse número é a solução e temos algumas dicas e estratégias para colocar em prática hoje mesmo.

Siga as dicas, uma de cada vez, e assim que concluir uma – ou tornar a mesma num hábito -, passe para a próxima.

7 dicas para aumentar a sua audiência no Instagram

1. Tenha clareza no conteúdo que quer criar

Qual a mensagem que quer passar com o seu conteúdo? Com base nessa resposta, que tipos de conteúdos seriam adequados? Existem outras contas que o inspiram a nível de conteúdo? Responder a todas estas questões irá clarificar as suas ideias e guiá-lo no sentido certo.

2. Otimize o seu perfil

Sabendo o tipo de conteúdo que quer publicar, fica mais fácil otimizar o seu perfil. Comece por escolher uma boa foto de perfil, onde se possa concluir mais sobre os objetivos da conta. Por exemplo, uma conta virada para o entretenimento deve ter uma foto divertida.

Após a foto, vem o nome e a descrição. Quanto ao nome, pode adicionar apenas o seu nome ou pensar de forma mais prática e adicionar um ponto-chave, por exemplo “(Nome) | (Profissão)”; ficará claro, desde o início, em que consiste a sua conta. Já na descrição, manter pontos-chave também é uma excelente opção. Menos palavras, mais informação.

Ainda na descrição, pode adicionar uma CTA. Esta é muito usada no direcionamento de seguidores para canais de Youtube ou no pedido de inscrição na newsletter. Esta pequena estratégia pode oferecer excelentes resultados.

3. Crie conteúdo de qualidade

Um conteúdo interessante e de qualidade irá ajudá-lo a atrair seguidores e, mais importante, mantê-los. Crie conteúdo com personalidade, que se relacione com os desafios e dores dos seguidores, e terá traçado o caminho para o sucesso.

A conta de Instagram de Rui Duarte Catana (@ruiduartecatana) tem uma excelente interação com a sua audiência, resultado do conteúdo direcionado para os seus seguidores. Quer seja de carácter mais pessoal, quer publicações motivacionais, os seus seguidores interagem bastante com o conteúdo publicado.

4. Use o stories e os destaques

O stories é uma excelente ferramenta para manter uma maior proximidade com os seus seguidores, mas também para se destacar nas contas das pessoas que já o seguem. Esses stories também podem ser transformados em destaques.

Porque os destaques são importantes? Esses podem responder a algumas das principais dúvidas dos seus seguidores de forma rápida. São, ainda, excelentes para manter a sua conta organizada e intuitiva.

5. Use hashtags de forma correta

Pode criar hashtags ou usar as previamente criadas. O uso das previamente criadas irá ajudá-lo a atrair mais seguidores para a sua conta. Use termos que identifiquem o seu perfil, mas que, ao mesmo tempo, tenham um volume que compense e que lhe permita destacar-se.

Já a criação de hashtags é ideal para agrupar todos os conteúdos num mesmo termo – independentemente da conta onde forem criados – e para aumentar o alcance. Pode usar o seu nome, a sua marca ou algo criado por si para apoiar um movimento ou um acontecimento.

6. Mantenha a consistência

A consistência deve ser mantida tanto em questões de horário de publicação, como em questões de número de publicações. Se possível, cada dia da semana deve estar associado a um tema específico.

Para que consiga manter a consistência a nível de publicações, pode – e deve – criar um calendário editorial. Este calendário, além de facilitar a publicação, também irá ajudá-lo a manter um registo dos conteúdos que funcionam e não funcionam, após uma análise das métricas.

7. Relacione-se com outros influenciadores

A produção de conteúdos em parceria é excelente para todos os participantes, porque tanto vão aumentar o número de seguidores como também podem experimentar novos estilos de conteúdo ou adquirirem novas ideias e pontos de vista.

A organização de sorteios também tem sido uma das formas mais usadas por parte destes profissionais. Regra geral, reúnem-se dois ou três influenciadores e fazem um sorteio conjunto em que oferecem produtos seus, por exemplo.

O importante é lembrar-se que há espaço para todos e que estas parcerias serão muito benéficas; não tem de manter um ambiente competitivo.

Estas são apenas sete estratégias para começar a crescer no Instagram neste ano de 2020. Coloque-as em prática e veja as métricas a subir.

Publicidade

Santos e Vale lança serviço para entregas ao domicílio

BSH suspende produção em várias fábricas devido à queda na procura