in

DHL pronta para enviar encomendas para a lua a partir de 2019

Pela primeira vez, qualquer pessoa, em qualquer parte do mundo, poderá fazer chegar uma encomenda pessoal até à lua.

A primeira missão lunar comercial privada – Peregrine Lunar Lander – está a ser planeada pela Astrobotic e a DHL associa-se também esta iniciativa, através da disponibilização das DHL Moonbox, pequenas caixas em forma de favos de mel que dão aos particulares a possibilidade de enviar objetos, até uma polegada de diâmetro, para o espaço.

Apesar do lançamento do Lunar Lander estar previsto apenas para 2019, quem quiser encomendar uma DHL MoonBox já pode fazê-lo, através do site da Astrobotic. Para isso, os interessados deverão escolher o tamanho da cápsula adequada às encomendas que querem enviar. Depois, receberão um Kit MoonBox com a embalagem onde deverão colocar o objeto que querem enviar para a lua, assim como um conjunto de instruções que os consumidores deverão seguir, um certificado da missão e ainda um mapa com a localização do local da aterragem na lua. Por fim, as encomendas podem ser enviadas, através da DHL, para a Astrobotic.

A DHL ficará responsável pelo transporte e entrega na Astrobotic, em Pittsburgh, nos Estados Unidos da América, onde as encomendas ficarão armazenadas até à primeira missão lunar. Até lá, os clientes serão informados regularmente sobre o progresso do projeto até à aterragem. Cada cliente irá receber também uma fotografia com a sua encomenda a ser carregada na cápsula de transporte e existem planos para uma transmissão ao vivo da missão em 2019. Depois da aterragem, os clientes irão receber vídeos e imagens da lua, o que lhes permitirá ter uma recordação permanente da sua experiência espacial. Ao contrário dos instrumentos de pesquisa que serão descarregados na superfície lunar após a aterragem, as cápsulas permanecerão vedadas no Lunar Lander.

O custo de enviar uma DHL MoonBox já está determinado: o preço de uma caixa hexagonal, de aproximadamente 1,27 por 0,31 centímetros, será de 460 dólares. Já uma MoonBox, de 1 por 1, terá um custo de 1.660 dólares. Tamanhos adicionais estão disponíveis mediante solicitação. “A nossa missão lunar comercial vai dotar instituições e países de todo o mundo da sua primeira oportunidade de alcançar a lua, a um preço historicamente baixo”, explica Dan Hendrickson, vice-presidente de Desenvolvimento da Astrobotic. O responsável acredita que, no primeiro lançamento em 2019, o Lunar Lander transportará várias DHL Moonboxes para os consumidores, além de 35 quilogramas de carga para a ciência e exploração. Já existem, no entanto, planos para aumentar a capacidade de carga até aos 265 quilogramas nas próximas missões. Atualmente, o preço para transportar um quilograma de carga espacial ronda os 1,2 milhões de dólares.

Além do transporte de todas as encomendas até à Astrobotic, a DHL é também o parceiro de logística oficial da equipa aeroespacial e fará o transporte do Peregrine Lunar Lander de Pittsburgh até ao local do lançamento, na Flórida. Segundo Arjan Sissing, Senior Vice President Corporate Brand Marketing do DeutschePost DHL Group, o outlook para este projeto é positivo. “Para a DHL, fazer parte do primeiro serviço logístico comercial aeroespacial é uma experiência emocionante e inspiradora. Isto significa que não fazemos apenas parte de um projeto inovador para a pesquisa e ciência – a DHL MoonBox é também a nossa primeira oferta extraterrestre para os consumidores”.

Publicidade

Corvex Management compra participação na Danone

Air Wick lança novo spray V.I.Poo