“O mais importante é podermos juntar Vrauu e futebol, particularmente nas camadas mais jovens”

Nuno Pereira Silva, CEO da Distri-NP
Nuno Pereira Silva, CEO da Distri-NP

A Vrauu Energy Drink chega a Portugal com o objetivo de se destacar pelo seu conceito de bebida energética focada e direcionada para três princípios: futebol, “lifestyle” e música. A marca, que nasceu, em 2016, no Rio de Janeiro, encontra um mercado nacional de “energy drinks” já bastante composto, sobretudo nas lojas de conveniência e nas áreas de serviço, e pretende ser a opção ideal para as camadas desportistas mais jovens. Tem, hoje, quatro referências no portfólio fixo, todas estas já presentes no mercado português: tradicional, sugar free, melancia e tropical.

 

A marca de bebidas energéticas Vrauu Energy Drink nasceu no Brasil, onde chegou a vender cerca de 10 milhões de latas por mês, apenas na zona de São Paulo. Contudo, o advento da pandemia de Covid-19 levou a algumas mudanças estruturais dentro da empresa, com a Vrauu Suíça AG a comprar a marca, pela necessidade de haver um reforço de capital investidor, e a centrar toda a operação na Suíça. Isto levou à entrada da bebida energética no mercado europeu através de dois países: Suíça, onde já tem uma penetração considerável no mercado de bebidas energéticas, e Portugal. 

“O CEO da marca é suíço, mas os pais são portugueses. Também é completamente apaixonado pelo futebol e é, em especial, fã do Benfica, daí ter sido o primeiro clube que patrocinámos”, introduz Nuno Pereira Silva, CEO da Distri-NP. De facto, um dos principais momentos de ativação da marca, após a entrada em Portugal, que aconteceu há mais de um ano, ficou marcado pelo patrocínio desta equipa de futebol, em novembro de 2021. 

Contudo, a ativação da Vrauu ficou por aqui. “Faltou-lhe a estratégia de distribuição e de logística, do saber fazer acontecer. A ideia de ‘estar no Benfica e, agora, os 50 milhões de benfiquistas vão comprar Vrauu imediatamente’ é impraticável. Acontece completamente o oposto, por isso, neste momento, estamos a fazer um trabalho com as equipas de futebol portuguesas”, explica o responsável da Distri-NP, que trabalha a marca Vrauu Energy Drink desde maio.

 

A marca de bebidas energéticas Vrauu Energy Drink nasceu no Brasil, onde chegou a vender cerca de 10 milhões de latas por mês, apenas na zona de São Paulo. Contudo, o advento da pandemia de Covid-19 levou a algumas mudanças estruturais dentro da empresa, com a Vrauu Suíça AG a comprar a marca, pela necessidade de haver um reforço de capital investidor, e a centrar toda a operação na Suíça. Isto levou à entrada da bebida energética no mercado europeu através de dois países: Suíça, onde já tem uma penetração considerável no mercado de bebidas energéticas, e Portugal

 

Distribuição

“Quando nos foi lançado o repto, pelo CEO, decidimos tentar implementar a marca em Portugal. Enquanto empresa portuguesa, aceitámos o projeto desta bebida energética porque tem conceitos completamente distintos das outras. A Red Bull está focada em tudo que são desportos motorizados e, realmente, é pioneira. Depois, temos a Monster, que também está focada nos desportos radicais e automóveis. A Vrauu está focada, única e exclusivamente, em futebol, ‘lifestyle’ e música. Até porque a imagem da marca é o Ronaldinho Gaúcho. É um ícone muito forte que representa estes três conceitos”, afirma Nuno Pereira Silva.

No espaço de dois meses, através da parceria com a Distri-NP, e olhando para o mercado da distribuição, a marca tem-se focado, numa primeira fase, em estar presente nas gasolineiras, que são um canal difícil para esta categoria. Mas o responsável garante que a nova marca de bebidas energéticas já está com uma penetração muito interessante. “Temos já contratos e protocolos assinados com a Repsol, a BP e o Grupo Alves Bandeira e estamos a fechar com outras insígnias, como a Galp, a Prio e a Cepsa”. 

 

“Quando nos foi lançado o repto, pelo CEO, decidimos tentar implementar a marca em Portugal. Enquanto empresa portuguesa, aceitámos o projeto desta bebida energética porque tem conceitos completamente distintos das outras. A Red Bull está focada em tudo que são desportos motorizados e, realmente, é pioneira. Depois, temos a Monster, que também está focada nos desportos radicais e automóveis. A Vrauu está focada, única e exclusivamente, em futebol, ‘lifestyle’ e música”

 

Em termos da distribuição em Portugal, a Vrauu conseguiu ainda dois parceiros fortes. O foco recai no canal Horeca, com acordos a serem firmados com a Midsid – Sociedade Portuguesa de Distribuição, que permitirá uma capacidade logística e de distribuição capilar muito diferenciada, e com a Grudisul – Sociedade Distribuidora Do Sul, no Algarve, um grande distribuidor de tabaco e de bebidas. “É evidente que tenho todo o interesse em estar no canal da grande distribuição, mas é difícil entrar com a marca sem esta ter notoriedade. Temos de ter a consciência de onde queremos ir. Não temos a intenção de passarmos uma Red Bull ou uma Monster. Queremos estar, daqui a três anos, posicionados como a segunda ou terceira bebida, mas com uma conotação muito grande no futebol”.

A Vrauu Energy Drink vai também marcar presença no território da música, nomeadamente, através de três festivais: o MEO KALORAMA!, o EDP Vilar de Mouros 2022 e o Douro & Porto Wine Festival 2022. “Este trabalho de conseguirmos agarrar estes ‘comboios’ todos já em andamento, em grande escala, tem sido muito gratificante. O MEO KALORAMA! tem muito interesse porque é muito energético. Com os outros festivais, trata-se de posicionamento e de reconhecimento”, explica Nuno Pereira Silva.

 

Vrauu nova lata

 

Diferenciação

A marca Vrauu tem como objetivo uma representatividade diferenciada através de, além da organização de eventos, a proximidade às camadas jovens, no apoio ao futebol juvenil e de formação. “A Vrauu foi aprovada pelos médicos das equipas de futebol profissional. Daí, estarmos a patrocinar diretamente a equipa de futebol do Benfica, do Vasco da Gama e do Bétis de Sevilha, o que também nos dá alento para nos dirigirmos às camadas mais jovens”, salienta o CEO da Distri-NP.

 

“A Vrauu foi aprovada pelos médicos das equipas de futebol profissional. Daí, estarmos a patrocinar diretamente a equipa de futebol do Benfica, do Vasco da Gama e do Bétis de Sevilha, o que também nos dá alento para nos dirigirmos às camadas mais jovens”

 

Produzida na Áustria, a Vrauu Energy Drink é uma bebida pouco gaseificada e tem menos taurina e menos cafeína, tornando-se mais hidratante. “É isto que também nos permite estarmos no Benfica e no Vasco da Gama, porque, entretanto, os jogadores podem até beber durante o intervalo ou nos treinos”, afirma o responsável. “O mais importante é podermos juntar Vrauu e futebol, particularmente nas camadas mais jovens. Queremos que as camadas de formação e os clubes de futebol do país comecem a olhar para nós, a nível nacional, porque a Vrauu tem um posicionamento que não têm, neste momento, nem a Red Bull nem a Monster”, conclui Nuno Pereira Silva.

Patrícia Nunes Coelho, diretor a de marketing de Control

“Uma pessoa com uma sexualidade saudável é uma pessoa mais feliz”

MIVD22TheSquare_Vonzu_08AR

“O digital não é um destino, mas sim um caminho a ser percorrido”