“O Cabaz da Poupança concretiza aquilo que são as necessidades básicas de todos os lares portugueses”

Clara Costa, diretora de Marca e Transformação da Auchan
Clara Costa, diretora de Marca e Transformação da Auchan

Num contexto de subida da inflação e de aumento do custo de vida, e após dois anos de pandemia, a Auchan lançou um conjunto de bens alimentares com um preço fixo mensal, sob o nome Cabaz da Poupança. O objetivo, afirma Clara Costa, diretora de Marca e Transformação da Auchan, é permitir às famílias portuguesas economizar através da garantia de um preço igual ou mais baixo que o mercado. E, ao mesmo tempo, reforçar o posicionamento de preços sempre baixos, não fosse o mote da mais recente campanha da Auchan: “Quando é para poupar, vêm todos cá parar”.

As famílias portuguesas vão poder economizar até 50%, em relação aos habituais valores de mercado, garante a Auchan, com o lançamento do seu Cabaz da Poupança. “No contexto que vivemos hoje, naturalmente que a Auchan não podia de deixar de relembrar aos portugueses aquilo que é o seu posicionamento enquanto marca. Para ser ‘militante do Bom, São e Local’, a Auchan tem de permitir ao cliente a capacidade de poupar. Nesse sentido, não quisemos deixar passar este início de ano sem relembrar que, na Auchan, o cliente pode poupar”, garante Clara Costa, diretora de Marca e Transformação da Auchan.

O Cabaz da Poupança concretiza aquilo que são “as necessidades básicas de todos os lares portugueses”, com base num estudo daquilo que é o consumo e os produtos mais comuns nas casas de Portugal. “Comprometemo-nos, durante um mês, a permitir que as famílias portuguesas comprem aqueles produtos ao preço mais baixo do mercado. Produtos que são os mais comuns no cabaz do semanal dos portugueses”, acrescenta.

 

Compromisso

Trata-se, acima de tudo, de um compromisso de estabilidade na oferta, com um preço que será praticado durante um mês e que não dependerá de respostas da concorrência ou de outro tipo de ofertas. Uma iniciativa que, para a insígnia, vem reforçar a mensagem de poupança da marca Auchan, oferecendo uma nova proposta de valor que dá continuidade ao posicionamento da insígnia: “oferecer os melhores produtos, ao melhor preço e com a melhor qualidade”, continua a responsável. “O cliente questiona a forma como as insígnias comunicam o preço e como fazem promoção, nomeadamente, o preço riscado. Isto cria muita desconfiança. Por isso, a mensagem que queremos passar é a de que a Auchan é a melhor proposta para o cliente que quer poupar e, subjacente a isso, está um dos nossos valores, que é a transparência. Queremos ajudar o cliente e queremos ser a marca que dá confiança na escolha. Confiança quer na questão do preço, quer em tudo aquilo que são ações de explicação de informação sobre o impacto na saúde e no ambiente. Afinal, fomos os primeiros a introduzir o Nutri-Score e somos a empresa com mais reconhecimento em produtos de saúde e vegan”.

 

Cabaz da Poupança

A Auchan identificou os produtos de presença mais regular na cesta semanal dos portugueses e que correspondem às suas necessidades básicas. Produtos que a insígnia junta, agora, neste cabaz que, durante um mês, vai permitir aos clientes comprarem ao preço mais baixo do mercado. Assim, o cabaz contempla produtos de marca própria, mas também de fornecedor, e será diferente todos os meses. No total, são entre 15 e 20 artigos que compõe o Cabaz da Poupança, onde estão incluídos produtos como peixe fresco, carne, fruta, legumes, pão, ovos e lacticínios (queijo, leite e iogurtes) e congelados.

Na loja, os produtos estarão sinalizados com a designação Cabaz da Poupança e com o valor de poupança que o cliente pode fazer, além de estarem comunicados em folheto. E, também na loja online, os produtos estarão devidamente assinalados.

 

“A poupança é um comportamento das equipas, é um comportamento na gestão da empresa, no sentido de acrescentar valor. Poupança não significa que alguém deva ficar com o custo. No fundo, aqui, tem que haver uma relação equilibrada. Não pode haver um a ganhar muito, à custa da poupança de outros”

 

Não obstante, destaca a insígnia, a política e mensagem de poupança não reside só nestes artigos propostos para o Cabaz de Poupança, mas, sim, numa série de artigos e de produtos que são essenciais para a vida das famílias portuguesas, nos quais promete garantir sempre o preço mais baixo. “O nosso compromisso é, naquilo que são todos os produtos essenciais para as famílias portuguesas, garantirmos um preço igual ou mais baixo que o mercado”, sublinha Clara Costa. “‘Quando é para poupar, vêm todos cá parar’ significa uma proposta que é constituída quer pelo Cabaz da Poupança, como por todos os outros artigos onde garantimos o preço sempre baixo, como também pelas promoções que fazemos e que vamos continuar a fazer de forma transparente e que inspire confiança no consumidor”.

 

Auchan Cabaz da Poupança

 

Preços baixos

Com esta aposta, a Auchan, que sempre comunicou preços baixos, reforça o seu compromisso com a poupança. “Se pensarmos em termos ambientais, ou em termos de desperdício, também é poupança. Só estamos a reforçar que, em mais um momento de desafio para o país, a Auchan está cá para contribuir”, destaca Clara Costa.

Esta iniciativa, que vai permitir poupar na ida ao supermercado, em particular para as famílias com rendimentos menores, é uma medida com impacto positivo num ano que será desafiante. Mas como é que se consegue assegurar esses preços baixos, sabendo que a margem no retalho alimentar é baixa? “A poupança, antes de tudo, começa cá dentro”, responde a diretora de Marca e Transformação da Auchan. “A poupança é um comportamento das equipas, é um comportamento na gestão da empresa, no sentido de acrescentar valor. Poupança não significa que alguém deva ficar com o custo. No fundo, aqui, tem que haver uma relação equilibrada. Não pode haver um a ganhar muito, à custa da poupança de outros. É perfeitamente possível, e é sustentável, a proposta de valor que fazemos para o cliente”, conclui.

 

Este artigo foi publicado na edição N.º 73 da Grande Consumo.

Joana Ribeiro Da SIlva_Zippy

“A loja do futuro é uma loja que humaniza a compra, que tem um rosto e que permite o toque e o sorriso”

GC-24022022-023

“A Swee orgulha-se de ter um ADN nacional em todas as suas vertentes”