in

Dachser converte centro logístico para combater pandemia

Dachser

O centro logístico da Dachser de Amorebieta, em Espanha, converteu, em março, parte das suas instalações num armazém do Governo Basco para combate à Covid-19. A semana passada ficou marcada pela visita do presidente do Governo Basco, Iñigo Urkullu, e da conselheira da Saúde, Miren Gotzone, que visitaram o armazém e asseguraram que a Comunidade Autónoma do País Basco tem garantida uma reserva estratégica – avaliada em 80 milhões de euros – de produtos para fazer frente à doença até março de 2021.

Esta reserva é composta por cinco milhões de batas, três milhões de máscaras de alta proteção, 20 milhões de máscaras cirúrgicas e 100 milhões de luvas, entre outros. Este centro continua, além disso, a armazenar e distribuir fatos e óculos de proteção, viseiras e álcool gel. A partir do armazém de Amorebieta, o material é preparado e distribuído para mais de 700 hospitais, centros de saúde, residências, lares, serviços municipais e centros educativos.

Após ter sido declarado o estado de emergência em Espanha, a multinacional de logística colocou à disposição um espaço de quatro mil metros quadrados para apoiar esta causa. Desde então, o armazém passou a ser o principal depósito de material de saúde de Osakidetza, o Serviço de Saúde Basco.

Segundo o presidente do Governo Basco, Iñigo Urkullu, este centro logístico desempenhou “uma tarefa-chave durante os piores momentos da pandemia”, acrescentando que “as instalações são o local a partir do qual se está a articular a estratégia de aprovisionamento e distribuição de material para todos os âmbitos essenciais no País Basco”. Refira-se que, nestes momentos, a atividade logística assume um papel fundamental no combate à pandemia, nomeadamente no que se refere à garantia de distribuição de bens essenciais.

 

Centro logístico em Amorebieta

Todos os dias chegam à plataforma logística da Dachser em Amorebieta um conjunto de produtos que a Osakidetza adquiriu localmente ou importou – através dos aeroportos de Bilbao, Foronda, Madrid e Barcelona –, assim como doações de vários pontos de origem. Uma vez recebida no armazém, a mercadoria é controlada e classificada pela equipa da Dachser para que o serviço de saúde Basco tenha informação atualizada sobre o stock de material existente, podendo aceder a esses produtos a qualquer momento.

De acordo com as necessidades de cada unidade de saúde, os pedidos são transmitidos à Dachser, para que a multinacional de logística possa preparar a mercadoria por ordem de prioridade e avançar com a distribuição no próprio dia para hospitais, centros de saúde, diferentes corpos de ação e forças de ordem, como a polícia local ou corporações de bombeiros.

Acrescente-se, ainda, que a Dachser conta, atualmente, com uma equipa de quatro a cinco elementos totalmente dedicada a esta operação, assegurando o serviço cinco dias por semana e sempre disponível para qualquer emergência que possa surgir.

Alcooladora

ANEBE apresenta aplicação que estima a taxa de álcool no sangue

Eattitude

Eattitude apresenta nova granola 100% biológica