in

Criada a maior engarrafadora independente da Coca-Cola

A Coca-Cola Iberian Partners, a engarrafadora exclusiva da multinacional norte-americana na Península Ibérica, fundiu-se com duas congéneres europeias, para criar a Coca-Cola European Partners, a maior engarrafadora independente da Coca-Cola a nível mundial em termos de receitas líquidas.

A Coca-Cola European Partners é formada pela fusão da engarrafadora ibérica com a alemã Coca­Cola Erfrischungsgetränke e com Coca­Cola Enterprises, que opera na Europa Ocidental, apesar de estar sediada em Atlanta, nos Estados Unidos da América. A Coca-Cola Iberian Partners controla 34% da nova empresa. Os outros dois parceiros terão uma participação de 48%, sendo os restantes 18% propriedade da The Coca-Cola Company.

Nos termos do acordo, cada acionista da Coca-Cola Enterprises receberá, por cada ação, um título da nova engarrafadora e um pagamento adicional único em numerário no valor de 13,30 euros. O montante total será de, aproximadamente, 3.027 milhões de euros, financiado através de emissão de dívida.

Sol Daurella será a presidente do Conselho de Administração da Coca-Cola European Partners, empresa sediada no Reino Unido, com escritórios em Londres e cotada nas bolsas de Amesterdão, Nova Iorque e Madrid. John Brock será nomeado director executivo. Ambos serão membros do Conselho de Administração, formado por 15 administradores adicionais, na sua maioria independentes, não executivos.

Estima-se que a nova empresa gere sinergias entre 321 milhões de euros e 344 milhões de euros nos primeiros três anos de operação. A engarrafadora servirá 300 milhões de consumidores, reunindo mais de 50 unidades em Espanha, Andorra, Portugal, Islândia, Alemanha, Bélgica, França, Grã-Bretanha, Holanda, Luxemburgo, Mónaco, Noruega e Suécia. Irá operar nos quatro maiores mercados da indústria de bebidas não alcoólicas da Europa Ocidental – Espanha, Alemanha, França e Grã-Bretanha.

A Coca-Cola European Partners nasce com um resultado líquido anual pro forma em 2015 de aproximadamente 11.558 milhões de euros e um EBIDTA de1.926 milhões de euros. 
 

Para apoiar o plano de crescimento, a The Coca-Cola Company e a nova engarrafadora assinarão um novo contrato de engarrafamento por 10 anos, com uma opção de renovação por mais 10. Durante um período inicial de quatro anos, serão mantidas as condições atuais de incidência no preço do concentrado em cada país. Espera-se que a integração esteja terminada no segundo trimestre de 2016.

A operação não irá afetar as questões fiscais da Coca-Cola Iberian Partners em Espanha e Portugal. As receitas geradas pelo negócio da Coca-Cola Iberian Partners em ambos os países continuarão sujeitas aos sistemas fiscais espanhóis e portugueses e, portanto, não haverá uma redução da taxa de imposto da Coca-Cola Iberian Partners em consequência desta operação.

Lidl promove campanha de sensibilização contra o abandono de animais