in

Crescimento lento da zona euro

O crescimento da zona euro caiu pela metade no segundo trimestre deste ano, com a economia alemã a diminuir e o comércio a desacelerar, mostraram os dados da União Europeia.

A agência de estatística da UE, Eurostat, disse que o produto interno bruto da zona do euro cresceu 0,2% no segundo trimestre, após uma expansão de 0,4% nos primeiros três meses do ano.

Os dados corresponderam às estimativas anteriores da Eurostat e às expectativas do mercado, confirmando uma perspectiva sombria para o bloco de 19 países, que enfrenta ameaças e incertezas sobre o Brexit e as guerras comerciais globais.

O comércio como um todo diminuiu durante o trimestre, uma vez que as importações cresceram menos que no primeiro trimestre e as exportações ficaram estáveis ​​após um crescimento de 0,9% no trimestre anterior. No geral, o comércio contribuiu com 0,1 ponto percentual negativo para o PIB.

O presidente dos EUA, Donald Trump, intensificou a guerra comercial dos Estados Unidos com a China em maio, elevando as tarifas de importação em 200 mil milhões de dólares em produtos chineses, atingindo os mercados financeiros.

Embora a UE não esteja diretamente envolvida nessa disputa, as empresas europeias sentiram o aperto, como as que produzem na China ou as que fornecem, por exemplo, máquinas para fábricas chinesas. Washington também ameaçou repetidamente novas sanções comerciais às empresas da UE, depois de impor tarifas sobre aço e alumínio no ano passado.

A economia da Alemanha, que é a maior do bloco e depende fortemente de exportações, contraiu 0,1% no trimestre, registando o pior desempenho da zona euro. Uma nova queda na ordem industrial alemã em julho aumentou os riscos de recessão no terceiro trimestre no que é, tradicionalmente, o motor económico da Europa.

A Itália, terceira maior economia da zona euro, interrompeu o seu crescimento após uma ligeira expansão de 0,1% no primeiro trimestre. A economia francesa, a segunda maior do bloco, manteve um crescimento de 0,3% no segundo trimestre, igualando o resultado dos três primeiros meses do ano.

O Eurostat confirmou também que o crescimento do emprego desacelerou no bloco para 0,2% no segundo trimestre, ante 0,4% no primeiro trimestre.

Preços mundiais de alimentos caem em agosto pelo terceiro mês consecutivo

Huawei lança o primeiro SoC 5G do mundo que vai assistir a HUAWEI Mate 30 Series