in ,

Continente vende caixa de frutas e legumes Zer0% Desperdício

Segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), a cada ano, mais de metade das frutas e legumes colocados à venda são desperdiçados, ao longo de toda a cadeira de valor e na casa do consumidor. Para combater o problema nas suas lojas, o Continente desenvolveu caixas de cinco quilogramas com frutas e legumes que estão perto de ultrapassar o ponto ótimo de consumo, à venda por apenas 50 cêntimos o quilograma.

As Caixas Zer0% Desperdício estão à venda na zona de frescos das lojas Continente, com uma seleção de frutas e legumes que se aproximam do fim do seu valor comercial, mas que ainda estão em perfeitas condições para consumo. Apesar de conseguir ver o que cada caixa contém, o conteúdo está assinalado no exterior da mesma. A marca assegura que o conteúdo de cada caixa é  selecionado pelos colaboradores de loja que “resgatam” apenas as frutas e legumes que continuem a corresponder aos padrões de qualidade e frescura.

A iniciativa está atualmente em vigor em 29 lojas, mas a marca indica que está a ser estudado o alargamento às restantes, evitando o desperdício de 25 toneladas de frutas e legumes por ano.

 

Desperdício alimentar

Além desta caixa, a marca está a aproveitar o desperdício gerado na produção das maçãs e peras IGP transformando-as em snacks de fruta desidratada, à venda por 69 cêntimos cada embalagem de 20 gramas. Também há sumos naturais levam apenas estas frutas espremidas, sem qualquer adição de açúcar ou água, como o sumo 100% maçãs de Alcobaça de 1,5 litros, por 2,99 euros.

Também no sentido de evitar quebras e contribuir para um planeta mais sustentável, as lojas Continente doam diariamente excedentes alimentares a instituições de solidariedade social e apoio a animais. Em 2019, foram doados excedentes que corresponderam a 12 milhões de euros, a mais de 1.013 instituições por todo o país.

 

Economia circular

Para Pedro Lago, diretor de Projetos de Sustentabilidade da Sonae MC, “o Continente, enquanto retalhista, tem um papel fundamental no combate ao desperdício alimentar, contribuindo para dar o exemplo e incentivar consumidores, colaboradores e fornecedores para que tenham um papel ativo neste trabalho que é responsabilidade de todos“.

O Continente tem vindo a trabalhar em projetos de economia circular e combate ao desperdício, como, por exemplo, os doces e chutneys feitos a partir de frutas e legumes que perdem a sua validade comercial mas que são transformados e ganham nova vida, ou do Panana, um bolo rico em manganésio, feito com polpa das bananas que as pessoas já não querem levar das lojas, e a Bread Beer, uma cerveja artesanal desenvolvida em conjunto com a Vadia, produzida com excedentes do pão das padarias Continente.

Garmin dezl700_HR_1002.5

Garmin apresenta a sua nova série dēzl LGV para camiões

Iswari

Iswari lança novos pequenos-almoços com 0% de açúcares adicionados