APCC
in

Consumidores querem evitar devoluções

Os cheques e cartões de oferta poderão converter-se numa oportunidade de crescimento para os retalhistas nas próximas campanhas de Black Friday e de Natal. De acordo com um estudo da Oracle Retail, este ano, os consumidores querem evitar ao máximo ter de devolver produtos, o que pode potenciar aquelas soluções.

Em 2019, 77% dos consumidores planeava fazer, pelo menos, uma devolução, número que, este ano, reduz para 37%. A roupa e os artigos de primeira necessidade (39%) são os produtos em que os consumidores planeia gastar mais, seguidos da eletrónica (29%), dos cartões de oferta (27%), dos artigos desportivos e para hobbies (19%) e dos produtos de luxo (15%). “Com um número crescente de consumidores a evitar as devoluções, os cartões de oferta serão a próxima grande oportunidade para que os retalhistas se conectem com os clientes e ampliem as vendas após a época festiva”, salienta Mike Webster, vice-presidente e diretor geral da Oracle Retail.

 

Compras de Natal

Não obstante a pandemia ter levado a um incremento das compras online, o estudo revela que muitos clientes estão preparados para voltar às lojas nas compras de Natal. Quase 20% dos inquiridos prevê fazer a maior parte das suas compras nas lojas físicas e 47% planeia dividir entre as lojas físicas e o online. 16% espera recolher as suas compras nos parques de estacionamento. “Os clientes comprarão tanto online como nas lojas físicas e irão aproveitar as opções de recolha, pelo que os retalhistas terão de fazer todos os possíveis para cumprir com as suas expectativas, num contexto já de si difícil”.

Além disso, apesar da Covid-19 estar a alimentar uma crise económica, 58% dos consumidores confia gastar o mesmo ou mais que no ano passado, revela o estudo realizado nos Estados Unidos da América, na Austrália, na China, no Brasil, no México, em Itália, em França, na Alemanha e nos Emirados Árabes Unidos.

 

Lista negra

A falta de stock poderá ser a forma mais rápida para que os retalhistas entrem para a lista negra dos consumidores, este ano. 47% assegura que os produtos esgotados encabeçam a sua lista de más experiências de compra, enquanto 63% afirma não estar disposto a esperar que um artigo volte a estar disponível sem testar outra marca. “Durante a pandemia, os stocks nas lojas de muitos retalhistas reduziram ou esgotaram por completo”, lembra Mike Webster. “No Natal, será fundamental quer os retalhistas encham os lineares e utilizem as suas lojas físicas como centros logísticos para gerir as encomendas feitas online e, rapidamente, as enviar para os clientes”.

Valor

Covid-19 complicou o desafio da conexão ao consumidor para oferecer o valor percecionado ao preço correto

Bandida do Pomar

Bandida do Pomar é a primeira sidra certificada isenta de glúten em Portugal