in

Consumidores já podem pedir reembolsos transfronteiriços

Os consumidores europeus já podem reclamar o reembolso de produtos adquiridos noutro Estado-membro cujo preço não supere os cinco mil euros. Este reembolso pode ser solicitado via web e, em caso de não receção do bem adquirido ou de problemas com o mesmo, graças à entrada em vigor, esta semana, de novas normas que simplificam as reclamações por litígios comerciais.

Este procedimento, introduzido em 2007, já contribuiu para reduzir a média dos processos judiciais de dois anos e meio a cinco meses, tendo a revisão das normas que agora entra em vigor o objetivo de agilizar ainda mais o processo de reclamação e a consequente decisão judicial.

Além de contemplar a elevação do montante máximo passível de reclamação de dois mil para cinco mil euros, o mecanismo reforça o papel das tecnologias de informação para a resolução judicial, reduzindo, assim, custos associados ao processo. A exigência da presença física apenas se verificará nos casos onde um determinado tribunal não possa dirimir uma disputa com base nos documentos escritos remetidos para o juízo da mesma.

Devido ao facto de os custos judiciais poderem ser, em muitos casos, muito altos, e até superar o valor do pedido de reembolso, estes deverão ser proporcionais ao valor da reclamação feita, de acordo com as novas normas.

Tribunal proíbe Wilkinson de vender lâminas compatíveis com Gillette

Carrefour leva discount Supeco a novos mercados