in , ,

Consumidores europeus gastam mais em produtos de FMCG

Segundo dados da Nielsen, os consumidores da Europa Ocidental gastaram mais 4,3 mil milhões de euros em produtos de FMCG no retalho alimentar. Este valor representa um crescimento de 0,9% face a 2015.

A Nielsen analisou os hábitos de consumo nos maiores mercados da Europa Ocidental: Alemanha, França, Itália, Espanha, Bélgica, Áustria, Portugal, Reino Unido e Holanda.

O crescimento das vendas de produtos frescos e confeitaria foi o mais pronunciado, devido ao facto dos “shoppers” terem comprado mais produtos. Já nas vendas de bebidas alcoólicas o crescimento ficou a dever-se ao aumento dos preços.

As vendas de alimentos frescos representaram 38% do crescimento total (1,6 mil milhões de euros), seguindo-se os produtos de confeitaria e snacks (23%) e as bebidas alcoólicas (20%). Juntas estas três categorias foram responsáveis por 80% do aumento das vendas.

Apesar dos 10 maiores produtores terem testemunhado uma descida de 430 milhões de euros nos gastos os consumidores, ainda representam 30% do crescimento total. A Nielsen nota que os pequenos produtores têm atualmente uma quota de mercado combinada de 46,6%, seguindo-se as marcas próprias com 36% e os 10 maiores produtores com 17,4%.

Lucros da Walmart caem 23,2% no 2.º trimestre do ano

Logística de frio mobilizada pelos bens alimentares refrigerados