compras
in

Como vai ser a campanha de Natal de 2019?

A época natalícia é responsável por 30% das vendas anuais do retalho, um valor que tende a subir.

A conclusão é de um estudo da McKinsey, que apurou que, este ano, um terço dos shoppers esperam gastar mais que no ano passado, sobretudo os Millennials e a Geração Z.

A pesquisa alerta que o foco exclusivo no digital poderá levar o sector a deixar passar algumas mudanças nas tendências de consumo. Para melhor as compreender, a consultora expandiu o seu tradicional foco na Black Friday para acompanhar mais da época de compras natalícia no Canadá, Alemanha, Reino Unido e Estados Unidos da América. O “2019 Holiday Season Shopping Report” deteta, assim, algumas tendências emergentes que terão grandes implicações para os retalhistas.

De acordo com o estudo, os shoppers estão à procura de ajuda. A sua principal preocupação é não saber que presente comprar, confirmada por 47% dos inquiridos. Esta falta de certezas reflete-se também no facto de muitos consumidores não terem definido um orçamento para as compras: 13% no Canadá, a mesma percentagem no Reino Unido, 12% na Alemanha e 10% nos Estados Unidos.

Os comportamentos de compra omnicanal serão prevalecentes. 62% dos consumidores planeiam comprar tanto online como offline. Aliás, os shoppers estão a procurar cada vez mais o digital para potenciar a sua experiência de compra física, como os displays digitais (24%), o self checkout (11%) e ofertas no seu smartphone (10%). Ao mesmo tempo, suportes como os catálogos e folhetos continuam a ser valorizados como fonte de informação e de ideias.

Os consumidores estão a antecipar a preparação das compras de Natal, através de uma pesquisa cada vez mais precoce sobre o que e onde comprar. Apenas 12% admite comprar espontaneamente.

O estudo nota ainda que as mulheres continuam a ser as principais responsáveis pelo planeamento e pelas compras de Natal, com as britânicas (24%) e as canadenses (19%) a mostrarem ser as mais organizadas. Mas cada vez mais os homens querem ter um papel ativo. Para as mulheres, o foco está nas compras de presentes para o lar e para as crianças, enquanto para os homens está nas compras para o cônjugue ou para eles próprios.

Além disso, as compras estão a fazer-se cada vez mais cedo. Não obstante a Black Friday e a Cyber Monday serem dias importantes, os consumidores estão a expandir a época de compras. Uma minoria crescente comprou antes de outubro (14%) e a maioria irá concluir esta tarefa antes do início de dezembro.

Web Summit com impacto de 64,4 milhões de euros no turismo

El Corte Inglés

El Corte Inglés estuda venda do negócio de viagens