
As vendas online dependem muito da promoção de conteúdo em vídeo. As pessoas em todo o mundo percorrem as plataformas de mídia social e param para assistir ao conteúdo que atende ao seus interesses. Qual é o conteúdo que atrai o público? Como criar vídeos de vendas com a ajuda de diferentes ferramentas? Leia o artigo para conhecer os segredos de um comércio eletrónico eficaz.
#1. Instale um vídeo editor multifuncional
Dificilmente conseguirá criar conteúdo promocional sem um bom editor de vídeo. Além disso, o mesmo deverá ter muitas opções úteis para permitir que aperfeiçoe o seu produto e o ajuste às necessidades de diferentes plataformas e sites de mídia social. Se for um iniciante, até mesmo um editor de vídeo gratuito poderá ajudá-lo a realizar a maioria das coisas necessárias. Pode fazer o seguinte:
- cortar vídeo e combinar diferentes partes
- cortar coisas que distraem ou estragam a imagem
- aplicar filtros para obter o efeito desejado
- melhorar a qualidade, etc.
Se quiser usar outros recursos, como aprimoradores visuais e de som baseados em IA, deverá comprar uma versão profissional. De acordo com as estatísticas, os sites com conteúdo de qualidade têm mais oportunidades de se tornarem visíveis nos mecanismos de pesquisa. Portanto, esse investimento será justificado.
#2. Crie mais vídeos de formato curto
As pessoas acostumaram-se a vídeos curtos. Graças a eles, podem aprender mais informações e desfrutar de uma variedade maior. Por exemplo, os alunos têm intervalos curtos entre as aulas. Em 5 minutos, podem assistir de 5 a 10 “curtas” ou apenas 1 vídeo de duração tradicional. O que esperar do consumo nos próximos meses? A resposta é óbvia. Além disso, de acordo com a pesquisa mais recente, 48% dos empresários usam curtas-metragens para promover os seus serviços e outros 36% planeiam investir nesses formatos de vídeo.
Esses são os três principais motivos pelos quais deve criar mais vídeos curtos:
- As possibilidades de o público assistir ao vídeo do primeiro ao último segundo são maiores.
- O tempo de atenção dos usuários modernos da Internet está cada vez mais curto, portanto, os vídeos longos logo terão apenas públicos específicos motivados e orientados para objetivos.
- Vídeos de 10 a 60 segundos criam uma conexão psicológica positiva relacionada à preguiça humana e à falta de vontade de assistir a conteúdos longos. Parece: “27 segundos? OK, vou assistir!”
É por isso que muitas escolas e professores dividem suas aulas em pequenas partes para obter mais visualizações e permitir que os alunos assistam a mais vídeos.
#3. Use tópicos e músicas da moda
Muitas pessoas procuram conteúdo relacionado com as suas músicas, filmes ou memes favoritos. Portanto, pode anexar uma faixa sonora de um filme popular ou um meme numa miniatura para obter mais visualizações, mesmo daqueles que não pretendem assistir ao seu conteúdo. Por exemplo, em 2024, uma das faixas sonoras mais populares foi o hit de Lady Gaga “Bloody Mary” e a famosa dança de Wednesday. Hoje, pode ver outra música da moda de Lady Gaga, “Abracadabra”, na maioria dos conteúdos promocionais e regulares.
Em outras palavras, deve usar memes, temas, faixas sonoras, músicas e coisas virais. As pessoas gostam – as pessoas clicam.
#4. Impressione com a miniatura
Com o aumento da ascensão dos meios digitais, deve fazer o impossível para que cliquem no seu vídeo e não no de outra pessoa. A miniatura é a cara do conteúdo. Pode ter títulos, fotos, imagens e logotipos, fotos e outros recursos visuais atraentes. Alguns representantes do marketing de influência usam miniaturas “falsas” para fazer com que as pessoas assistam aos seus vídeos.
Por exemplo, uma empresa decidiu analisar ferramentas de gramática. O vídeo descreve ferramentas que a maioria dos espectadores já conhece, mas a miniatura inclui uma declaração como “As 10 principais ferramentas de IA que nunca ouviu falar”. Eles também podem anexar uma foto de um escritor atónito para reforçar o efeito. Eles acrescentam algumas informações novas aos vídeos para não incomodar o público, mas, na verdade, eles não contêm nenhuma ferramenta nova.
Também pode fazer experiências com miniaturas, mas tenha cuidado com as “falsificações”. Não deve decepcionar o seu público, pois corre o risco de perder a sua fidelidade.
#5. Analise o mercado e use SEO e hashtags
Se está apenas a começar a promover o seu produto ou serviço, deve investigar o mercado. Use as análises do Google, do TikTok ou do YouTube para descobrir as tendências no seu nicho. Como regra geral, todos os influenciadores promovem os seus vídeos usando hashtags. Todas as plataformas de mídia social as consideram ao classificar e categorizar o conteúdo. Pode usar ferramentas de IA para gerar hashtags ou copiá-las de vídeos virais. Por exemplo, as hashtags mais populares do Instagram em 2024 foram:
- #amor
- #fashion
- #2024
- #viral
- #instagood, etc.
Portanto, pode adicionar uma hashtag universal como #2025 para mostrar que o seu conteúdo é novo. Outra hashtag pode ser temática (por exemplo, pode ser #sports, #fitness e #healthylife se você promover ténis ou roupas desportivas). Essas hashtags não promovem roupas diretamente, mas ajudam o sistema a adicionar ps seus vídeos aos nichos relacionados à saúde e ao esporte. As suas outras hashtags podem ser “sneakers”, “marca” e outras.
Não se esqueça de escrever meta títulos e descrições atraentes com palavras-chave e expressões CAT para tornar o seu vídeo visível.

#6. Escolha o formato certo
Os utilizadores on-line modernos assistem à maioria dos vídeos em smartphones, portanto, preferem vídeos verticais e vídeos leves que não consumam muita Internet. Para isso, precisa usar um vídeo converter para alterar alguns parâmetros de vídeo, inclusive formatos (MP4, AVI etc.), resolução (1080p, 4k, HD) e outros.
#7. As legendas são importantes
As pessoas adoram legendas. Elas permitem que vejam o texto quando precisam desligar o som ou não conseguem compreender as palavras do locutor devido à barreira do idioma ou a deficiências auditivas.
#8. Agende as postagens
Por fim, deve publicar os seus vídeos em determinados horários. Com base em análises, o melhor horário é antes do trabalho (7h), na hora do almoço (12h-14h) e à noite, após o horário escolar/trabalho (18h-20h).
Conclusão
Portanto, a criação de vídeos virais e de vendas requer certas ferramentas, criatividade, habilidades analíticas e de pesquisa. Use essas dicas para ter sucesso no e-commerce hoje mesmo!


