in

Coca-Cola Iberian Partners negoceia fusão com outras engarrafadoras europeias

Três engarrafadoras da Coca-Cola na Europa, entre as quais a engarrafadora exclusiva para o mercado ibérico, estão a negociar a sua fusão, com o objetivo de partilhar recursos e reduzir os custos.

Para além da Coca-Cola Iberian Partners, estão envolvidas a alemã Coca-Cola Erfrischungsgetränke e a Coca-Cola Enterprises, que opera na Europa Ocidental. Segundo o The Wall Street Journal, que cita fontes próximas das negociações, ainda não são conhecidos os termos do acordo, não obstante se especular que poderá estar avaliado em milhares de milhões de dólares.

Caso venha a concretizar-se, o negócio enquadra-se na estratégia recente que tem vindo a ser seguida pela multinacional, que tem apostado na fusão das suas pequenas engarrafadoras para as converter em empresas com maior competitividade e eficiência, numa tentativa para contrariar a queda das vendas nos mercados onde opera.

Com um volume de vendas de 3.010 milhões de euros, em 2014, a Coca-Cola Iberian Partners é a sexta maior engarrafadora da Coca-Cola em todo o mundo. A empresa é controlada pela família Daurella, que recentemente investiu 800 milhões de euros para controlar mais 13% da empresa, elevando a sua participação para 55% do capital.

Publicidade

Luís Simões inaugura novo centro de operações

IKEA inicia construção da loja de Loulé