in

Cash & carries e wholesale clubs em crescimento contínuo

O Planet Retail apresenta o ranking atualizado de 2017 dos maiores operadores de cash & carry e clubes grossistas do mundo e destaca um canal em que o crescimento continua robusto mesmo nos mercados economicamente desafiados da Europa Ocidental.

Alguns operadores de cash & carry, como o Grupo Metro, estão agora a lutar em mercados maduros da Europa Ocidental, onde o conceito atingiu o ponto de saturação. A resposta óbvia é focar na expansão internacional, principalmente em mercados em desenvolvimento, como a Ásia, onde ainda há muito potencial para expansão.

Para sobreviver em mercados mais estabelecidos, estas empresas estão a testar várias soluções diferentes para reviver este formato. Exemplos incluem os conceitos premium de cash & carry do Grupo Metro, em Nuremberga, na Alemanha, e locais de menor porte nas cidades. Além disso, a maioria dos grossistas afastou-se de conceitos “one-size-fits-all” para conceitos personalizados para locais e clientes específicos. Outro potencial de crescimento vem do segmento de distribuição de serviços de alimentação.

Outras iniciativas para encontrar novos caminhos para o crescimento incluem a franquia de conveniência e conceitos de loja de bairro. O Grupo Metro, por exemplo, está atualmente a lançar lojas franqueadas na Europa Central e Oriental, assim como na Ásia, já que o número de pequenos comerciantes está a crescer rapidamente e com boas perspetivas para as próximas décadas. O modelo de franquia também ajuda o grossista a combater adversários como os discounters. O Eurocash, o maior operador de cash & carry da Polónia em termos de pontos de venda, também está a trabalhar com bastante sucesso no segmento de franquias.

A metade superior do Top 10 do Planet Retail é, mais uma vez, dominada por “players” norte-americanos, com todos estes a adotar estratégias para crescer nos seus principais mercados domésticos, bem como globalmente. O principal operador do canal é o especialista em warehouse clubs Costco, que também se está a expandir na Europa, seguida pelo Sam’s Club, propriedade da Walmart. Ambos estão em forte concorrência, com o Sam’s Club a, praticamente, eliminar a diferença para a Costco, no quarto trimestre, pela primeira vez em cinco anos.

Em termos de cash & carries, o Grupo Metro é o líder de mercado indiscutível, mas terceiro no Top 10 global. Um dos “players” que mais cresce é o francês Carrefour, que está a expandir o seu bem-sucedido formato Atacadão na América Latina.

Em janeiro, a anunciada fusão entre o maior retalhista do Reino Unido, a Tesco, e o maior operador de cash & carry britânico, a Booker, enviou “ondas de choque” pela indústria . O acordo, se aprovado pelos reguladores, aumentará a escala de ambas as empresas e poderá criar sinergias de quase 200 milhões de libras.

Embora as aquisições, a expansão internacional e os novos formatos tenham ajudado muitos desses grossistas a manter ou mesmo ganhar uma posição no Top 10, existem vários outros fatores, incluindo as condições macroeconómicas e as mudanças sociais, que estão a moldar as perspetivas futuras para o canal.

Amazon lança câmara inteligente para aconselhar looks aos clientes

Consumo de frutas e legumes cresce na União Europeia