in

Carrefour evita ruturas de stock com reconhecimento automático de produtos

O Carrefour continua a procurar novas fórmulas para melhorar a disponibilidade de stock nas suas lojas. A inovação mais recente é a implementação de um sistema para o reconhecimento automático de produtos, que está a ser testado em dois hipermercados em França.

Depois de um primeiro teste na loja em Portet-sur-Garonne (Occitânia), o Carrefour está a realizar um segundo piloto no seu hiper de Claye-Souilly (perto de Paris), que vai durar os próximos quatro meses. Trata-se de um novo sistema que utiliza uma rede de câmaras conectadas e tecnologia de inteligência artificial para reconhecer automaticamente os produtos localizados nas prateleiras.

Esta solução projetada para evitar as ruturas de stock é chamada de Qopius Shelf Watch e foi criada pela startup francesa Qopius. O sistema monitoriza os lineares e avisa os funcionários em tempo real sobre situações de falta de stock através de tablets de trabalho.

Além disso, se as prateleiras estiverem equipadas com etiquetas de preços eletrónicas, o sistema pode até mesmo emitir luzes através das mesmas. Tudo isto para ajudar a otimizar a disponibilidade de produtos em tempo real e maximizar as vendas.

Preferências alimentares dos consumidores europeus

Tesco, Aldi e Lidl triunfam nas vendas de Natal