O canal de conveniência está a caminho de ultrapassar os um bilião de dólares (aproximadamente 930 mil milhões de euros) em vendas globais até 2029, segundo projeções divulgadas pela Convenience Store.
Este crescimento é impulsionado por vários fatores. Por um lado, a adoção de tecnologias inovadoras está a transformar a experiência de compra, tornando-a mais eficiente e personalizada.
Por outro, há novas missões de consumo, com os consumidores procurarem cada vez mais conveniência, rapidez e soluções imediatas para as suas necessidades diárias.
Além disso, os países em desenvolvimento estão a assistir a uma rápida expansão do canal de conveniência, respondendo à urbanização e às mudanças nos estilos de vida.
Implicações para o sector
Este cenário apresenta oportunidades significativas para retalhistas e fornecedores, com a possibilidade de alcançar novos segmentos de consumidores e geografias, assim como a necessidade de adaptar a oferta às novas exigências dos consumidores. Colaborações entre marcas e retalhistas tornam-se, assim, mais necessárias, para oferecer soluções integradas e diferenciadas.