Uma pequena mudança na nossa vida. Um grande Impacto no nosso planeta

Helena Gouveia, diretora de marketing da IKEA Portugal
Helena Gouveia, diretora de marketing da IKEA Portugal

Vivemos momentos de pós-transformação da sociedade, onde o desconhecido parece mais próximo de nós do que o normal, onde também as marcas se questionam sobre qual o próximo passo na interação com os seus clientes.

Vivemos tempos de urgência e transformação. Dentro e fora de casa, em contexto pessoal ou profissional, temos visto, e sentido na própria pele, os efeitos dos nossos comportamentos no atual estado do planeta. Numa altura em que as equipas de marketing e comunicação não pararam um segundo, é importante que o façam, também rapidamente, e reflitam sobre como está a ser vivido e comunicado o propósito da marca, e que ligação tem este propósito com a realidade atual.

Não viver o propósito da marca, principalmente num período de incerteza, é um risco para a marca e para qualquer negócio.

 

Sustentabilidade mais do que um programa

Para a IKEA, a sustentabilidade vai muito além de um programa, iniciativa ou campanha particular. É um pilar essencial da nossa marca, seja pela cultura sueca, que tem um respeito imenso pela Natureza, seja pelo nosso negócio, na forma como operamos, gerimos matérias-primas e pensamos de que forma podemos criar um melhor dia-a-dia para os nossos clientes. É a base sobre a qual está sustentada a forma como nos relacionamos com os nossos próprios valores, com o nosso propósito de marca e com o nosso posicionamento estratégico.

Foi este o mote da nossa mais recente campanha “Entre no ritmo mais sustentável”. Uma forma divertida e descomplexada de alertar para o enorme impacto que as pequenas mudanças podem ter e de incentivar os portugueses a encontrar o seu próprio ritmo. A prova de que com as soluções e as dicas certas, a vida em casa pode ter uma nova importância. Não importa apenas o conforto do sofá ou do espaço para dormir, mas o ar que respiramos, os alimentos que podemos plantar ou cozinhar de forma mais natural e o quanto podemos poupar nos recursos naturais. Tudo isto com efeito direto na poupança mensal das famílias, no final do mês.

 

Casa portuguesa

Disponível online, desde o dia 11 de agosto, também o nosso catálogo pretende ser um agente transformador do atual paradigma em que vivemos. Procurámos transformar um dos mais importantes ícones da IKEA, e que celebra este ano 70 anos de existência, num manual de dicas e boas práticas em torno de uma vida em casa mais sustentável e equilibrada. Sabemos que a casa é um espaço de rotinas definidas. Rituais que trazemos desde a nossa infância, aos quais é difícil virar costas. Mudar comportamentos em prol de uma vida mais sustentável pode parecer complexo, dispendioso e moroso. E é essa ajuda que que queremos dar aos portugueses, através deste manual inspirador.

Pela primeira vez na sua história, o catálogo terá, também, uma casa portuguesa, pensada e decorada com um “budget” limitado. Na fase de incerteza que estamos a viver, é importante mostrar como é que possível melhorar o dia-a-dia e levar uma vida mais harmoniosa através das soluções e os hábitos certos. A acessibilidade, a sustentabilidade e a eficiência guiam, desde sempre, a criação dos produtos IKEA e, este ano, não só voltamos a apresentar essas soluções no catálogo, como explicamos às pessoas que hábitos podem adotar para contribuírem para um planeta mais verde. Na IKEA, há muito que estamos alerta para esta situação e, este ano, queremos incentivar ainda mais pessoas a ganhar consciência do problema e, essencialmente, a adotar novos comportamentos e ações mais sustentáveis.

Vivemos tempos de urgência e transformação. Dentro e fora de casa, em contexto pessoal ou profissional, é importante que sintamos na nossa própria vida o impacto das nossas mudanças. É importante que, na incerteza, as marcas permaneçam na sua identidade, que passem a confiança e solidez que os consumidores já esperam.

E com pequenas mudanças, conseguimos um grande impacto.

Helena Gouveia, diretora de marketing da IKEA Portugal
Helena Gouveia
Diretora de Marketing da IKEA Portugal
Vanessa Romeu, diretora de comunicação corporativa do Lidl Portugal

Gestão de reputação em tempos de Covid-19