O retalho em portugal: uma estória de cata-ventos em Lilliput

Armando Mateus, Chief Experience Office Touchpoint Consulting
Armando Mateus, Chief Experience Office da Touchpoint Consulting

Tal como um cata-vento que está sujeito a ventanias vindas de todos os lados, tal como os minúsculos habitantes de Lilliput que veneram o gigante Gulliver, o retalho tentou reagir e definir uma direção, tentou contribuir para a superação, mas o aparente sucesso do crescimento das vendas do sector foi um mero penso rápido para uma enorme hemorragia que se anuncia.

Quando, em março de 2020, as marcas e os retalhistas se viram perante um novo mundo que se fechava sobre si próprio, um mundo em que as expressões “pandemia” e “isolamento social” passaram a fazer parte da conversa diária, mal sabíamos que, no início de 2021, estaríamos, ainda, mergulhados naquela que será a maior crise de saúde pública de sempre e uma das maiores crises económicas e sociais de todos os tempos.

A capacidade de mudança e adaptação são características de um sector que, ao longo de dezenas de anos, tem sido capaz de enfrentar e superar crises de todo o género com sucesso, reinventando-se e tonando-se, cada vez mais, socialmente responsável. Quando, em março de 2020, os portugueses rumaram às suas casas, o vento mudou de direção, logo, as lojas e marcas apressaram-se a adaptar a um novo modelo de relação, onde os consumidores migraram parte das suas compras para o online e, disciplinadamente, se organizaram para realizar as compras em lojas de maior proximidade, com maior segurança e preocupação por possíveis contágios. A resposta do retalho e das marcas foi exemplar: prateleiras a serem repostas com enorme prontidão (exceção ao papel higiénico!), aumento da capacidade no canal online (crescimento de mais de 300% em algumas lojas!) ou procedimentos de segurança para funcionários e clientes prontamente implementados.

 

Normalidade voltará em breve

Mas eis que o vento volta a mudar, em final de abril de 2020, indicando que tudo está superado e que a normalidade voltará em breve ao reino de Lilliput, onde os pequeninos habitantes são liderados pelo imperador, auxiliado por um primeiro-ministro e vários ministros. Qual Gulliver perante a adversidade, o retalho muda a agulha e volta a uma suposta normalidade, o chamado “novo normal”, o chamado “novo consumidor”, o chamado “novo retalho”.

O pequeno retalho de rua, a restauração, cabeleireiros, ginásios e outras lojas sorriram perante tão boas novas, quando muitos já definhavam e agoniavam na iminência uma morte anunciada. As fonteiras do reino abriram e milhares de visitantes iriam brotar da fonte do turismo, resolvendo, de vez, os males da primavera.

 

Sol de verão

Mas eis que o sol de verão se põe e os ventos de outono começam a soprar em todas as direções, fazendo com que o cata-vento não pare. Os ventos também trazem uma acusação de traição a Gulliver, alvo de normas e decretos-lei que parecem indicar que é ele o responsável por todos os males do reino. Num dia, o horário é normal, noutro até às 22 horas, depois vem o Natal e, afinal, é até às 13 horas, mas, como se não chegasse a confusão, noutro dia já é às 17 horas. Num dia pode vender tudo, noutro não pode vender bebidas alcoólicas, noutro dia já não pode vender roupa ou livros à sua adorada população. 

E, perante tais ventos e acusações, o que faz Gulliver? Enfrenta os ventos, enfrenta os seus acusadores e volta a reinventar-se, como sempre o fez!

 

Liderar o futuro

A semelhança entre um cata-vento que roda sem parar e as decisões que afetam o retalho e a população portuguesa não é uma mera coincidência, a semelhança entre o comportamento dos governantes de Lilliput e de Portugal é mais do que uma sátira que nos poderia fazer sorrir, é uma triste sina de um povo que há muito se desligou de liderar o seu futuro.

O ano de 2021 não começa com sorrisos, será certamente um ano em que a palavra “resiliência” tomará uma importância ainda maior, perante os desafios que os portugueses irão enfrentar. O papel do retalho e das marcas será ainda mais importante, estando ao lado dos portugueses e auxiliando-os a superar os difíceis momentos que têm pela frente.

O vento voltará a soprar na direção certa, os reinos voltarão a estar de acordo sobre o futuro e, nesse dia, os consumidores saberão julgar e agradecer aos que estiveram sempre do seu lado, de forma responsável e ética. Que venha 2022!

Armando Mateus, Chief Experience Officer da TouchPoint Consulting International
Armando Mateus
Chief Experience Officer da TouchPoint Consulting

Pedro Pimentel, diretor geral da Centromarca

10 marcas que 2020 deixa no grande consumo

Eça de Queirós, o mandarim e a Covid-19

Não ficou tudo bem