A aposta ganha na proximidade

Ricardo Torres Assunção - Diretor de Publicidade e Comunicação da DIA Portugal

Os 40 anos de história do Minipreço são o corolário de uma aposta ganha no mercado da distribuição de proximidade e na construção de relações de fidelidade com o extenso universo de clientes que servimos diariamente. Atualmente, o parque de lojas Minipreço apresenta uma cobertura geográfica sem paralelo no sector, com mais de 500 lojas em todo o território nacional, que se apresentam como o parceiro diário e uma extensão da despensa dos nossos clientes.

Esta relação de confiança e proximidade acarreta uma responsabilidade acrescida e há muito que os nossos clientes se habituaram a contar com a proximidade do Minipreço para as suas compras diárias, semanais ou de ocasião. Nesse sentido, temos evoluído nos nossos conceitos de loja, colocando o cliente no centro de todas as decisões tomadas que contribuam para melhorar a sua experiência em loja e a sua frequência de visitação. E, em cima de tudo isso, reforçámos o nosso posicionamento nos melhores preços do mercado, com a campanha Compromisso 2020, com promoções semanais em artigos de primeira necessidade que são a primeira escolha dos nossos clientes.

E nos conceitos de loja que temos desenvolvido, intensificámos o destaque e a preponderância da área dos frescos, puxando a padaria para o início da loja e dando mais espaço e visibilidade às frutas e legumes. Criámos duas marcas próprias, a Fornada do Dia e a Horta do Dia, que são fruto da importância crescente que demos a estas categorias, com uma aposta firme na produção nacional, e onde a marca própria tem maior preponderância, representando mais de 90% das vendas.

Acresce ainda que na secção de frutas e legumes, 88% dos nossos fornecedores são produtores nacionais e, desde 2014, que temos consolidado a média do número de artigos de fornecedores nacionais perto dos 93%, o que tem contribuído para que 97% das vendas nesta secção seja feita com produtos nacionais.

Mas, acima de tudo, o que estes números nos dizem é que a aposta que temos feito na produção nacional não só é fundamental para o volume global de operações da DIA em Portugal, como tem contribuído para a própria sustentabilidade dos produtores nacionais que trabalham connosco. A aposta de longo prazo que temos feito no conjunto de entidades nacionais que diariamente contribuem para o nosso negócio tem conduzido a uma aproximação crescente destes produtores a mercados onde o Grupo DIA mantém operações.

Em suma, a DIA Portugal, através da sua insígnia Minipreço, tem na proximidade um dos seus eixos fundamentais de atuação. Por um lado, mantendo-se diariamente ao lado dos seus clientes, com uma oferta diversificada aos melhores preços do mercado, com tipologias de lojas adaptadas às suas crescentes necessidades e liderando um sector que, atualmente, é disputado por todas as insígnias da distribuição. Por outro lado, criando laços de proximidade fundamentais com parceiros de negócio nacionais que permitem que concretizemos uma aposta de qualidade nas secções de pão, frutas e legumes para os nossos clientes, ao mesmo tempo que apoiamos a produção nacional e permitimos a sua entrada noutras geografias onde temos operações.

Ricardo Torres Assunção
Diretor de Publicidade e Comunicação da DIA Portugal

O Mercado do Azeite em Portugal

Pedro Pimentel, diretor geral da Centromarca

O tabuleiro das marcas volta a inclinar-se