in

Auchan procura startups com projetos inovadores na área do retalho

Foto Shutterstock

Innovation Station é o novo programa das marcas Auchan Retail, Ceetrus e Oney, empresas da Auchan Holding, para encontrar startups nacionais e internacionais com propostas promissoras aplicáveis no sector do retalho.

As apresentações das startups finalistas começam já a 31 de janeiro e, mais do que encontrar projetos para apoiar, o objetivo passa por integrar as ideias vencedoras e participar no codesenvolvimento da nova geração do retalho.

Após as apresentações, iniciam-se as reuniões de “matchmaking” mediadas pela Nova SBE para concluir a primeira fase do programa. A segunda fase inicia-se com a seleção de até 10 projetos para a Matchmaking Marathon, dois dias de trabalho intensivo, desenvolvido em parceria com os candidatos e colaboradores das empresas promotoras. O objetivo é identificar as propostas mais interessantes que passam à fase final.

Num terceiro momento, dá-se o codesenvolvimento das soluções customizadas. Começa com um sprint de inovação de uma semana intensiva com mergulho profundo no retalho e nos contornos do desafio concreto das marcas Auchan Retail, Ceetrus e Oney.

As startups com maior valor acrescentado são convidadas a codesenvolver um piloto durante três meses no Innovation Station em Lisboa, juntamente com um financiamento de 10 mil euros para desenvolvimento do projeto. Este é um período de desenvolvimento intensivo em que as equipas (startups, Auchan Retail, Ceetrus e Oney) trabalham em colaboração num protótipo de solução. O passo seguinte corresponde a testes-piloto dos protótipos em ambiente real para análise, conclusão e recomendação final.

O programa Innovation Station evoluiu do anterior que se chamava Startup Scan e que avaliou mais de 150 projetos e promoveu mais de 90 sessões de apresentação. O Innovation Station distingue-se pelo codesenvolvimento com as startups, assim como o “scouting” mais focado em desafios concretos e o “matchmaking” mais estruturado. Mantém-se a intenção de encontrar empreendedores com ideias, produtos e soluções inovadoras que possam acrescentar valor às marcas Auchan, Ceetrus e Oney.

Continua a ser um projeto em parceria com a Nova School of Business and Economics (Nova SBE), que ajudou a definir desafios claros e concretos em cada uma das áreas/marcas a desenvolver e fará primeira “shortlist” de startups. Esta seleção inicial elegeu 40.

Desta vez, os empreendedores foram chamados a inovar nas áreas de experiência do consumidor multicanal (oferecer ao cliente uma experiência perfeita e integrada de maneira simples, conveniente e divertida), relacionamento com o cliente (conhecer o cliente e comunicar melhor que ninguém), tecnologia empresarial (construir a base tecnológica que gere eficiência, produtividade, colaboração e inovação), sustentabilidade ambiental (aumentar a responsabilidade social corporativa e minimizar impactos ambientais) e banca de retalho (facilitar o acesso dos clientes a financiamento, simplificar pagamentos e aumentar a fidelização).

Isabel Caeiro nomeada Communication & Engagement Manager da Makro Portugal

Alberto Ayala é o novo diretor geral da Sony Ibéria