in

ASAE apreende mais de 70 mil euros de artigos contrafeitos

A Autoridade para a Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu cerca de 70 mil euros em produtos, numa operação de combate à contrafação e à venda e circulação de produtos contrafeitos nas localidades de Barcelos, Guimarães e Vila Nova de Famalicão.

No decurso da operação, junto a uma indústria têxtil, foi intercetado um veículo pesado de mercadorias carregado e pronto a circular, com destino a Paris, com cerca de duas mil peças de vestuário contrafeito, escondidas no meio de almofadas embaladas e no meio da galera, para dificultar qualquer controlo de mercadorias que eventualmente viesse a ser feito no trajeto.

No interior do escritório daquela indústria têxtil foram ainda localizados mais 550 artigos de vestuário e calçado alegadamente contrafeito e ainda 229 maços de tabaco sem estampilha fiscal, isto é, sem que tivessem sido sujeitos ao pagamento das taxas obrigatórias para introdução no consumo.

Nessa operação, direcionada especificamente para unidades de produção têxtil e calçado, foram ainda inspecionadas mais cinco indústrias de serigrafia e estampagem, onde foram apreendidos quadros de estampagem e outros utensílios usados na produção de contrafação, perfazendo 3.682 artigos.

Em resultado desta operação, foram instaurados quatro processos-crime por contrafação e dois processos contra ordenacionais por despejo de águas degradadas no solo e por introdução irregular de tabaco no consumo (infração tributária).

IKEA traz a economia circular à 3.ª edição da Web Summit

Construção de novos centros comerciais na Europa começa a abrandar