in

Aplicação Thank My Farmer permite rastrear a rota do café

Durante o Consumer Electronics Show 2020 (CES), a Farmer Connect e a IBM anunciaram uma nova aplicação, chamada Thank My Farmer, que permitirá aos consumidores rastrear a rota do seu café para conhecer a sua qualidade, descobrir a sua origem e, até, apoiar o agricultor que cultivou os grãos de café.

A Farmer Connect é uma plataforma que usa a tecnologia IBM Blockchain e que foi criada para melhorar a rastreabilidade, eficiência e equidade na cadeia de abastecimento de café. Esta plataforma foi desenvolvida com empresas globais líderes, como Beyers Koffie, Federação Nacional de Produtores de Café da Colômbia (FNC), ITOCHU Corporation, Jacobs Douwe Egberts (JDE), The J.M. Smucker Company, Rabobank, RGC Coffee, Volcafe, Sucafina ou Yara International.

Desta forma, os consumidores poderão diminuir esta lacuna de informações entre o café que bebem e o agricultor que o cultivou no país de origem. A aplicação Thank My Farmer permite que o consumidor se conecte com agricultores, comerciantes, torrefatores e marcas. As informações são apresentadas num mapa interativo que facilita a história dos diferentes locais onde por onde o café passa.

A aplicação também apresenta informações sobre os diferentes projetos de sustentabilidade que estão a ser realizados nas comunidades agrícolas, para que os consumidores possam apoiá-los, se desejarem.

Cada membro da rede possui uma cópia exata dos dados e todas as informações adicionadas à Blockchain são partilhadas em toda a rede com base no nível de permissões de cada participante. Dessa forma, agricultores, grossistas e retalhistas podem interagir com mais eficiência, acedendo aos dados de maneira integral e praticamente em tempo real. Ao mesmo tempo, os consumidores podem aceder a mais detalhes sobre a origem do produto que estão a consumir. “O objetivo é que os consumidores estejam cientes de tudo que está por trás da sua chávena de café diária. Queremos ‘humanizar’ esse gesto“, afirma David Behrends, fundador e presidente da Farmer Connect. “Os consumidores podem desempenhar um papel ativo no ecossistema em torno do café, apoiando os diferentes projetos de sustentabilidade dos cafeicultores nos países em desenvolvimento. Com a tecnologia Blockchain e esta aplicação, estamos a criar um círculo virtuoso“.

A aplicação será lançado no início deste ano. Nos Estados Unidos e no Canadá, os utilizadores poderão digitalizar códigos QR no café premium da marca 1850. Os consumidores europeus poderão aceder à aplicação Thank My” Farmer através de Beyers 1769, uma nova marca de café da Beyers Koffie.

À medida que a aplicação se expanda, o objetivo é convidar grandes e pequenas empresas para participar no projeto e permitir que os consumidores apoiem as comunidades onde o café é cultivado, financiando projetos locais.

Diageo continua aposta em bebidas destiladas sem álcool

Go Natural eleito Escolha do Consumidor 2020