in

ANEBE apresenta programa de formação Servir Bem, Beber Melhor

A ANEBE – Associação Nacional de Empresas de Bebidas Espirituosas – apresentou o projeto “Servir Bem, Beber Melhor – Como servir bebidas alcoólicas com responsabilidade”, numa parceria com o Turismo de Portugal.

O objetivo é formar profissionais de hotelaria e restauração para um serviço responsável do álcool, contribuindo para a minimização dos riscos associados ao seu consumo, em especial para o consumo abusivo.

A apresentação integrou a iniciativa “Conversas ANEBE” – onde se debatem temas relevantes para o futuro do sector – realizada este ano na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa e subordinada ao tema “O Governance da Responsabilidade Social”.

A iniciativa Servir Bem, Beber Melhor dotará esses profissionais de ações de formação e manuais para melhor lidarem com a questão do álcool, qualificando o serviço e contribuindo para a redução de risco do consumo abusivo de álcool”, refere o comunicado.

O projeto foi desenhado com o apoio do Turismo de Portugal e do SICAD – Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências.

Além do novo projeto agora apresentado, a ANEBE é promotor do programa bebacomcabeca.pt, que informa sobre os efeitos do consumo de álcool, e do 100% Cool – o programa de sensibilização rodoviária dirigido a jovens que é tido como exemplo mundial de estratégia de redução e riscos na estrada.

Para Mário Moniz Barreto, secretário-geral da ANEBE: “Esta campanha vai beber das mesmas premissas que fazem do bebacomcabeca.pt e o 100% Cool verdadeiros sucessos: a aposta na redução de riscos em tom positivo, pela prevenção, literacia, informação e nunca numa premissa proibicionista ou paternalista que faça a demonização do álcool. Já todos percebemos que esse caminho não funciona, o que sim funciona é trabalhar em projetos específicos em função da população a que se dirigem, colocando a tónica nos maus comportamentos. Porque não há bom ou mau álcool. As bebidas alcoólicas são iguais. Há é bons e maus comportamentos.

Publicidade

APED aplaude limites das taxas nas transações com cartões de pagamento

Quinta Nova apresenta vinhos da colheita de 2013