in

Adega Ponte da Barca e Arcos de Valdevez e Cerveja Letra criam cerveja experimental

A Adega Ponte da Barca e Arcos de Valdevez e a Cerveja Letra juntaram-se para construir uma trilogia de cervejas experimentais.

Cervejão resulta da fusão de uma Red IPA com uvas da casta Vinhão, apresentando cor avermelhada, acidez equilibrada e aromas frutados.

A Cerveja Letra foi criada em 2013 e procura, desde então, inovar e elevar o valor da cerveja em Portugal, com o desenvolvimento de novas receitas e experiências. Em 2015, criou o conceito de Letraria Brewpub, hoje uma referência nacional.

A Adega Ponte da Barca e Arcos de Valdevez, por seu lado, cuida desde 1963 de um património vitícola localizado num território singular, atravessado pelos rios Lima, Vade e Vez e tem-se notabilizado pela produção de vinhos verdes, dando agora o primeiro passo no mundo cervejeiro.

Em outubro de 2018, a adega selecionou as melhores uvas da casta Vinhão para originar um mosto, o qual fermentou com o mosto cervejeiro. Este híbrido, entre cerveja e vinho, sofreu duas finalizações. Primeiro, procedeu-se a uma segunda fermentação com uma levedura vínica e, em segundo lugar, deu-se a adição de um lúpulo nobre alemão da variedade Hallertau Blanc. O resultado é um produto com 9 % de álcool, aromas frutados e cítricos e um sabor e cor característico da casta Vinhão com uma frescura persistente.

O Cervejão Vinhão Grape Inspired, que faz parte de uma trilogia de cervejas que serão desenvolvidas este ano, é, segundo o enólogo da adega, José Oliveira, “um produto único que vai surpreender os apreciadores de vinho e os amantes de cerveja, pela sua complexidade aromática. Foi efetuada uma cuidadosa seleção de algumas das melhores uvas da casta Vinhão para dar elegância e corpo ao produto”.

Por seu turno, Francisco Pereira, cofundador da Letra e especialista cervejeiro, nota que “o Cervejão Vinhão Grape Inspired segue a estratégia da marca em associar-se ao mundo dos vinhos, tendo esta cerveja uma untuosidade e persistência únicas, que permitem acompanhar os pratos intensos e saborosos da nossa gastronomia regional, como um sarrabulho, mas também queijos fortes e outros de outras paragens”.

Ausonia doa 15 mil euros à Liga Portuguesa Contra o Cancro

Oliveira da Serra distinguido como melhor azeite do mundo