in

86% das empresas já fazem outsourcing de uma parte dos seus serviços

A CIONET Internacional, a comunidade de executivos de TI na Europa com mais de 5.300 CIOs, CTOs, CDOs e CEOs, levou a cabo uma investigação sobre as melhores práticas de serviços de TI em empresas.

O estudo revela que 86% das empresas já estão a correr ao outsourcing de parte dos seus serviços, e os que não o fazem planeiam fazê-lo no futuro. Segundo a CIONET, “a razão para este outsourcing prende-se sobretudo com uma maior flexibilidade na capacidade dos serviços e um maior foco na inovação”.

O estudo abordou ainda a áreas de frameworks de governance, que visava sobretudo ver quais as plataformas mais utilizadas pelas empresas efetuarem a gestão dos serviços. e acordo com o survey, mais de 80% das organizações pesquisadas usam o ITIL como ferramenta de gestão de serviços de TI. Por outro lado, 20% das empresas utilizam o ISO e COBIT, mas muitas vezes em combinação com ITIL.

Interessante registar que grande maioria das empresas tem também um controlo apertado sobre a sua performance”, refere a CIONET. Cerca de 77% dos inquiridos confirmam que partilham os resultados da performance dos serviços de TI através de KPIs, mesmo que muitos o façam apenas em reuniões formais para esse efeito. A grande maioria considera importante ter informação sobre a performance dos serviços de TI não só de forma reativa na sequência de uma reclamação ou problema, mas também de uma forma proativa e da busca constante de melhorar os serviços.

Neste estudo participaram mais de 90 profissionais de diferentes indústrias, que atuam na sua maioria em instituições com mais de 1000 colaboradores, onde predominou a Indústria Financeira, seguindo-se do sector público.

Mango abre maior loja do Algarve no Forum Algarve

ACNUR e CHEP melhoram prestação de auxílio a refugiados