in ,

70% dos portugueses admitem efetuar compras online

Foto Shutterstock

A Visa anunciou os resultados de um estudo de opinião que compreende a análise das preferências do consumidor no âmbito dos pagamentos. Os resultados demonstram que 70% dos inquiridos admitem efetuar compras online, mas apenas 19% revela recorrer ao cartão de débito.

O estudo revela ainda que 40% dos consumidores de e-commerce confessam não saber ou acreditar na possibilidade de efetuar compras online através do cartão de débito.

Segundo o estudo realizado pela Ipsos Apeme, a segurança continua ainda a ser motivo de preocupação no que diz respeito aos pagamentos online, com 46% da amostra a expressar insegurança no momento de utilizar um cartão bancário neste tipo de transações.

No entanto, o conhecimento e uso das tecnologias de pagamentos por parte dos consumidores portugueses é ainda moderado/ baixo. 80% dos inquiridos “nunca ouviram falar ou têm apenas uma vaga ideia” relativamente ao “one click” shopping. O mesmo verifica-se relativamente a métodos de pagamento, como os pagamentos instântaneos (75%), os pagamentos mobile (65%), os pagamentos in-app (65%), a tecnologia de segurança 3D Secure (63%) ou o P2P (55%). Por outro lado, as tecnologias mais reconhecidas em Portugal correspondem ao contactless, com 77% dos inquiridos a revelar ter conhecimento ou recorrer à teconlogia no seu dia-a-dia, assim como a autenticação através do número do cartão CVV2 (69%).

No entanto, mais de metade dos inquiridos referiu ser “muito interessado” (55%) ou “relativamente interessado” (35%) por tecnologia. O sexo masculino revelou ser o mais interessado (60%) comparativamente ao sexo feminino (49%), com maior incidência na faixa etária entre os 35 e 44 anos de idade. “Com o mobile e a IoT a indicarem números como 25 mil milhões de dispositivos conectados à Internet, até 2021, ou sete mil milhões de telemóveis como oportunidades de pagamento, o e-commerce irá representar um impacto profundo nos nossos negócios e no nosso sector dos pagamentos”, refere Paula Antunes da Costa. “Nesse sentido, devemos trabalhar para clarificar os consumidores sobre as vantagens e produtos que garantem a total segurança das transações online. Uma maior harmonização e conhecimento do e-commerce pode contribuir para o crescimento económico dos comerciantes, uma vez que estudos mostram que o tempo de checkout pode ser reduzido em 85% e, por sua vez, o abandono do carrinho está previsto diminuir até 70%”, conclui a Country Manager da Visa em Portugal.

O mês de setembro trouxe novidades com a entrada em vigor em toda a Europa dos requisitos de autenticação da PSD2 (segunda iteração da Diretiva Serviços de Pagamento), que vêm melhorar a segurança no sector dos pagamentos. O SCA (Strong Customer Authentication) exige uma autenticação de dois fatores com base no uso de dois ou mais elementos categorizados como o conhecimento (algo que apenas o utilizador tem conhecimento), posse (algo que apenas o utilizador possui) e inerente ao cliente (algo inerente ao utilizador), para aumentar a confiança do titular do cartão no ato de pagamento.

Sorgal Pet Food apresenta projeto que otimiza a alimentação de cães

A. Ezequiel inaugura novo cash & carry na Guarda