in , ,

70% dos gastos com café fazem-se fora do lar

Na última edição da série Perspetivas, da Kantar Worldpannel, Maria Josep Martínez-Abarca, diretora global de Out of Home e Usage Food, considera o panorama do mercado fora do lar (OOH) para as marcas de alimentos e bebidas.

Em média, vemos 41% do mercado total a ser consumido OOH”. A consultora observa que esse não é um padrão em todo o mundo e há diferenças entre os países. “Tailândia e Indonésia têm a maior participação de mercado, com mais de 65% de consumo fora de casa, seguidas pela China, México e Brasil. Na Europa, existem dois tipos de países: aqueles como o Reino Unido e a Espanha, onde cerca de 45% do mercado é OOH, e depois a França e Portugal, que representam cerca de 25% do valor total”.

Mas não só existem diferenças entre os países, como também entre as categorias. “Como exemplo, o mercado de OOH é responsável por 70% do gasto total do café”.

Maria Josep Martínez-Abarca destaca que o fator frequência é um diferencial. “Os consumidores mais intensivos ​​estão na Tailândia e no Reino Unido, com aproximadamente quatro viagens por semana, seguidos pelos da China e Espanha, com duas viagens por semana”.

Também existem padrões diferentes em termos de preferência entre as categorias. “No Reino Unido, o café é o líder no mercado de bebidas, enquanto na América Latina é o refrigerante e na Ásia é a água engarrafada. Quando olhamos para as preferências por comida, é ainda mais diferente. Na França, o pão doce tem a maior participação, na China é o gelado, enquanto no México são snacks salgados”.

19% das vendas de alimentos e bebidas vendidos na distribuição moderna são para consumo fora de casa. Isso significa que, de cada 10 dólares gastos nos supermercados e hipermercados, quase 2 dólares são para consumo fora de casa. “Em países como o México e a Tailândia, existem lojas de conveniência que são um ‘player’ adicional no OOH”.

Publicidade

Publicidade

Gama de gelatinas light da Condi apresenta novo sabor

Sabor do Ano 2019 distingue mais de 120 produtos