in

70% da população mundial vai usar smartphones até 2020

O mais recente Mobility Report da Ericsson revela que até 2020 as subscrições de smartphones irão mais do que duplicar, alcançando os 6,1 mil milhões. 70% da população mundial irá utilizar smartphones e 90% estará coberta por redes de banda larga móvel.

O Mobility Report revela ainda que o crescimento nos mercados maduros tem como origem o aumento do número de equipamentos por indivíduo. Nas regiões em desenvolvimento, o crescimento provém de novas subscrições, à medida que os smartphones apresentam preços mais acessíveis; quase 80% das novas subscrições de smartphones até 2020 vão verificar-se da Ásia Pacífico, do Médio Oriente e de África.

O aumento contínuo de smartphones tem associado um crescimento acelerado de utilização de dados: espera-se que os dados de smartphones aumentem 10x até 2020, ano em que 80% de todo o tráfego móvel será gerado através de smartphones. A utilização de dados média por smartphone na América do Norte irá aumentar de 2,4 GB hoje para 14 GB até 2020.

A cada ano – e até 2020 – o tráfego de vídeo móvel irá crescer a um alucinante ritmo de 55% ao ano e representará cerca de 60% de todo o tráfego móvel até ao fim deste período. O crescimento é alicerçado largamente nas mudanças das preferências dos utilizadores, que optam por serviços de streaming de vídeo, e pela crescente importância do vídeo no conteúdo online, como nas notícias, na publicidade e nas redes sociais.

Quando olhamos para o consumo de dados nos mercados avançados em banda larga móvel, concluímos que existe uma proporção significativa do tráfego que é gerado por um número limitado de subscritores. Estes utilizadores com elevados índices de consumo representam 10% do número total de subscritores mas são responsáveis por 55% do tráfego total. O vídeo é uma componente dominante entre estes utilizadores intensivos, que consomem em média cerca de uma hora de vídeo por dia, 20 vezes mais que a média dos outros utilizadores.

Publicidade

Riberalves celebra 30 anos
 e vai ao encontro dos portugueses

David Brandon é o novo presidente da Toys “R”Us