in

60% dos consumidores europeus já compram através da Internet

Os consumidores europeus que compram online chegaram a 60%, em 2018, e continuam a aumentar, apesar das grandes disparidades entre os vários países, que vão desde os 84% na Dinamarca e os 20% na Roménia e na Bulgária.

Não obstante, a confiança na compra transfronteiriça (48%) é significativamente menor que a na compra nacional (72%).

Os dados são da edição de 2019 do “Quadro de indicadores das condições do consumidor” da Comissão Europeia, que mostra que a diferença geral entre este indicador está a reduzir-se nos diferentes Estados-membros da União Europeia.

Os dados permitem ainda aferir que os consumidores estão mais conscientes da sua pegada de carbono. Face à crescente consciência quanto às alterações climáticas e à poluição dos plásticos, uma proporção cada vez maior de consumidores europeus considera o impacto ambiental das suas compras. Os mais conscientes são os dos países do Sul da Europa (59%) e os da Europa de Leste (57%).

A um nível global, as condições do consumidor diminuíram na Europa Ocidental, mas continuaram a melhorar noutras regiões. Os países do Sul e do Leste continuam, assim, a reduzir o diferencial face à média da União Europeia, não obstante a distância entre o país com a percentagem mais elevada, a Suécia, com 71%, ser ainda significativa para o que apresenta o valor mais baixo, a Croácia, com 53%.

Mais de 70% dos consumidores da União Europeia confiam que os retalhistas respeitem os seus direitos. Reflexo desta mesma tendência é o facto de mais de 70% dos retalhistas considerarem que é fácil cumprir a legislação. Além disso, a maioria avalia positivamente a aplicação das normas quanto a segurança dos consumidores e dos produtos no seu sector.

Alipay vai ajudar 10.000 empresas europeias a chegar a mais de 2.000 milhões de consumidores

PepsiCo compra a BFY Brands