in

5G entra em fase de estudo para aplicação na indústria portuguesa

A Bosch, a Altice Portugal, a Huawei e a Universidade de Aveiro assinaram um protocolo de cooperação com vista à identificação de oportunidades de aplicação da tecnologia 5G em ambiente industrial (Industrial Internet of Things).

A formalização deste memorando de entendimento teve lugar no Parque de Ciência e Inovação da Universidade de Aveiro e contou com a presença de presença de Jónio Reis, Plant Manager da Bosch Termotecnologia, António Pereira, Plant Manager da Bosch Security Systems, Tony Li, CEO da Huawei Portugal, José Pedro Nascimento, Network Engineering e diretor de operações na Altice Portugal, Paulo Jorge Ferreira e Artur Silva, respetivamente, reitor e vice-reitor da Universidade de Aveiro.

Este estudo tem como interesse comum o avanço do conhecimento e inovação em arquiteturas para casos de uso 5G em ambientes industriais, usando redes públicas e privadas. A primeira etapa deste projeto irá arrancar com uma fase de protocolo que conduzirá à definição de arquiteturas de comunicação em 5G, de forma a possibilitar a implementação de casos de uso do género, que visam potenciar uma maior competitividade da indústria em Portugal e que, nas palavras de Jónio Reis, “é uma oportunidade para aumentar a competitividade na produção, enquanto fator preponderante para a criação de novas oportunidades à escala global”. Para António Pereira, “este projeto servirá de suporte ao desenvolvimento e produção de novas soluções para a área da segurança, assim como na otimização de processos na área da logística”.

Cada uma destas entidades cooperantes, por ser uma referência no seu sector de atividade, participa neste projeto com diferentes contributos: a Bosch fica responsável pela implementação de casos de uso com tecnologia 5G nas suas fábricas em Portugal, a Altice Portugal, enquanto operador móvel, contribuirá para o estudo de arquitetura e desenho da rede, a Huawei como detentora da tecnologia e fornecedora do equipamento de comunicações, e a Universidade de Aveiro terá um papel fundamental na definição da arquitetura de rede, tirando partido do seu Lab 5G que irá instalar no novo Parque de Ciência e Inovação. “Esta parceria reflete a importância que a Universidade de Aveiro tem no ecossistema indústria, transferindo conhecimento para empresas nacionais e multinacionais. Esta iniciativa é estratégica para a inovação de toda a região, assim como uma referência a nível mundial no que diz respeito à cooperação entre o meio académico e as empresas”, afirma Paulo Jorge Ferreira, reitor da Universidade de Aveiro.

Estes parceiros, entre outros, haviam já anteriormente constituído um consórcio com vista ao desenvolvimento de um projeto na área da Indústria 4.0, cujo investimento deverá rondar os 10 milhões de euros, projeto este que aguarda aprovação das entidades responsáveis.

Para José Pedro Nascimento, “estes são projetos muito relevantes que vão ao encontro da aposta que a Altice Portugal está a fazer no 5G e IoT, enquanto tecnologias essenciais e basilares para a transformação da indústria portuguesa, contribuindo assim para um crescimento mais sustentado da economia nacional”.

Por seu turno Tony Li,  refere que “a Huawei é uma das empresas mais inovadoras do mundo e que é um orgulho ter contribuído, nos últimos 15 anos, para que Portugal seja um país cada vez mais conectado e inteligente. Portugal sempre foi inovador e é importante manter esta realidade. Estamos cá para fazer a nossa parte e é nessa medida que estamos muito satisfeitos em estabelecer esta parceria com a Altice, Bosch e Universidade de Aveiro, com o objetivo de explorar as potencialidades do 5G aplicadas à indústria”.

Está previsto que este projeto tenha implementação total até ao final de 2023.

22% dos portugueses têm práticas sustentáveis no Natal

Lojas da Häagen-Dazs estão com imagem renovada