in

4 portugueses no TOP 100 do Electrolux Design Lab 2015

Já foram revelados os 100 melhores projetos do concurso Electrolux Design Lab 2015. Entre os participantes de 33 diferentes nacionalidades, estão quatro portugueses.

Diogo Pimenta e João Luís Brito, da ESAD e João Carlos Sousa e Jorge Henriques Bola do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave são os quatro portugueses que estão a competir pelos principais prémios: 10.000 euros e um estágio de seis meses no Centro Global de Design Electrolux para o primeiro lugar, 6.000 euros como segundo prémio e 4.000 euros para o terceiro lugar.

Este ano, os concorrentes responderam ao desafio “Crianças saudáveis e felizes” com ideias inovadoras para produtos, acessórios, consumíveis e serviços em três áreas: Cozinha, Tratamento da roupa e Purificação do ar.

O projeto de Diogo Pimenta – “Leaf” – está integrado na categoria da purificação do ar. Foi inspirado pela natureza e por uma simples folha de árvore, mas não esqueceu a PlayStation já que este gadget faz parte da vida das crianças. O objetivo é transformar a purificação num jogo didático dedicado a crianças dos 7 aos 12 anos porque esta é a idade mais importante a nível cognitivo. O jogo pretende ajudar a descobrir aquilo que é prejudicial na nossa vida. O “Leaf” é constituído por três níveis de “amigo do ambiente”. Além disso, é possível partilhar as informações com outros utilizadores.

João Luís Brito criou o projeto “Symbiosis”. Também da categoria da purificação do ar, este aparelho contém um purificador e um pacote com uma semente. Quando a semente é plantada, aparece uma projeção que revela uma visão rápida de um espaço para brincar, que surge a partir de uma árvore. A ideia fulcral é que tudo começa a partir de uma árvore e que o oxigénio é essencial para tudo.

João Carlos Sousa criou o “Eyemotion”: um purificador indoor com um sensor capaz de detetar emoções através da temperatura do corpo. Se detetar emoções negativas, o Eyemotion ajusta-se automaticamente e muda a fragância do ar transmitindo sentimentos positivos à criança. O objetivo é ajudar os pais a conhecerem melhor os filhos “em tempo real” e servir como um alerta de maus momentos.

Já Jorge Henriques Bola criou o “WePLASTIC”, um projeto que pretende ensinar às crianças a importância de separar e reciclar, com a possibilidade de ver logo os resultados das suas ações. O objetivo é que os pais ensinem desde cedo aos seus filhos a importância da proteção do ambiente.

Todos os projetos estão publicados em www.electroluxdesignlab.com. O público tem uma palavra a dizer nesta competição, já que pode votar no seu projeto favorito até dia 29 de maio.

Os 5 projetos mais votados ficarão imediatamente apurados para a fase seguinte. O júri do concurso escolherá depois mais 30 projetos, e o TOP 35 será anunciado a 8 de junho.

Publicidade

Gardena apresenta conjunto de porta mangueiras 30

Promoções de Primavera chegam ao Freeport