in

19% dos inquiridos nacionais imaginam-se a viver sem carro

viatura
Foto Shutterstock

Ainda que sejam perentórios em enumerar as características de um veículo ideal, a maioria dos inquiridos (57%) do Observador Cetelem Automóvel 2020 imagina a possibilidade de nunca mais possuir um carro na vida, mas só se forem reunidas condições. A média dos países europeus está dois pontos percentuais abaixo da média mundial.

Numa análise detalhada aos países inquiridos, é possível observar que seis em cada 10 concordam com esta afirmação. No caso da China, oito em cada 10 inquiridos expressam-no de forma clara (79%). Já os franceses são os menos numerosos a considerar um futuro sem automóvel (43%).

Os inquiridos entre os 18 e os 34 anos de idades são os mais propensos a considerar uma vida sem ter um carro. Já a maioria dos habitantes das áreas urbanas concordam com a afirmação.

Ainda assim, 86% dos inquiridos neste estudo pensam que, em 10 anos, iremos continuar a comprar carro. Destaca-se um conjunto de cinco países: África do Sul, Polónia, Estados Unidos, Brasil e Reino Unido. Um conjunto de três países é menos assertivo: Japão, China e Países Baixos.

Sobre a possibilidade de utilização gratuita, os inquiridos são bastante mais céticos: 41% do total de países inquiridos acredita que não vai ser possível (menos oito pontos percentuais na média europeia).

47% dos portugueses não imaginam viver sem carro

No caso nacional, a maioria dos inquiridos portugueses também se imagina a viver sem carro (53%), mas para 35% só sob certas condições. 19% diz “sim, absolutamente”, imaginando um dia em que não será proprietário de um carro.

Fãs incondicionais do automóvel, 92% dos portugueses acreditam, no entanto, que, na próxima década, iremos continuar a comprá-los. 24% dos portugueses acreditam também que vai ser possível utilizar um carro sem qualquer custo associado, enquanto 76% não vislumbra esta possibilidade.

44% dos presentes do Dia dos Namorados vão ser comprados através de dispositivos móveis

ECO lança nova garrafa reutilizável de 1,5 litros para mercado retalho