in ,

Lidl e Portugal Fresh exportam 18 mil toneladas de frutas e legumes nacionais

Foram apresentados em Berlim, no âmbito da Fruit Logistica, a maior feira de frutas e legumes do mundo, os resultados da campanha de exportação do Lidl Portugal em parceria com a Portugal Fresh: desde março de 2019, e até à data, foram exportadas 18 mil toneladas de frutas e legumes nacionais, representando um crescimento de mais de 20% face ao ano anterior. No total, entre março de 2019 e janeiro de 2020, saíram de Portugal rumo ao resto da Europa 1.052 camiões carregados com frutas e legumes portugueses.

A Pera Rocha continua a ser um produto com grande recetividade nos mercados europeus, particularmente em Espanha, França, Inglaterra, Irlanda, Polónia e Alemanha, para os quais foram exportadas 10,7 mil toneladas. Só para a Alemanha foram exportadas oito mil toneladas, estando esta fruta, símbolo nacional, disponível nas cerca de três mil lojas Lidl deste país. Em resultado da parceria iniciada em 2014, o Lidl Portugal e a Portugal Fresh já exportaram mais de 48 mil toneladas de Pera Rocha para os mercados europeus, das quais 32 mil toneladas unicamente para a Alemanha.

O Lidl, em conjunto com a Portugal Fresh, ajudou também a exportar um total de 2,9 mil toneladas de Couve Coração e 2,3 mil toneladas de frutos vermelhos para países como Polónia, França e Alemanha. Por sua vez, 1,9 mil toneladas de melão chegaram França, Alemanha, Bélgica, Suíça, Suécia e Polónia.

Ainda referente a este ano, surge como novidade o arranque da exportação de cenoura biológica para a Alemanha, estando a sua recetividade neste mercado em fase de avaliação. O Lidl Portugal anunciou também o início da exportação de citrinos do Algarve (laranjas), sendo também a Alemanha o mercado internacional escolhido, que já recebeu a primeira mercadoria. “A parceria que mantemos com a Portugal Fresh tem-nos permitido levar a frescura dos nossos produtos aos mercados onde estamos presentes, sempre assente no princípio de qualidade ao melhor preço, e tem atingido resultados que se superam de ano para ano, comprovando o seu sucesso”, afirma Pierre Silva, diretor de Frutas & Legumes do Lidl Portugal.

Nas palavras de Gonçalo Santos Andrade, presidente da Portugal Fresh, a parceria, que teve início em 2014, “tem sido de extrema importância para o sector das frutas, legumes e flores. O Lidl tem contribuído para o enorme crescimento das exportações e o balanço que fazemos é muito positivo. Os elevados requisitos e exigências de qualidade, de serviço e de segurança alimentar têm contribuído para um aumento da profissionalização das empresas exportadoras que estão, agora, muito melhor preparadas e competitivas para enfrentarem o mercado, cada vez mais global. Esta parceria tem todas as condições para ser ainda mais reforçada, tendo em conta a diversidade e qualidade diferenciadora dos produtos portugueses”.

A nível global, no qual se incluem frutas e legumes, em 2018, o Lidl Portugal exportou 206 produtos, num equivalente a 148,5 milhões de euros, contribuindo para que 86 fornecedores portugueses vissem os seus produtos chegar a 30 países europeus e aos Estados Unidos.

vendas

Mercado mundial de cerveja sem álcool crescerá anualmente 7%

O que esperar de 2020?