in

55 entidades assinam Pacto Português para os Plásticos

Várias empresas, associações, universidades e o Governo juntaram-se esta terça-feira, 4 de fevereiro, para assinar o Pacto Português para os Plásticos.

Esta iniciativa, liderada pela Associação Smart Waste Portugal e com o apoio do Governo português, promete colocar um ponto final no lixo de plástico, através da transição para uma economia circular, onde o plástico é utilizado de forma sustentável, garantindo que este permanece longe dos ecossistemas naturais.

São 25 as empresas que se juntaram para assinar o pacto, incluindo alguns dos principais retalhistas, marcas de alimentos, bebidas e outros produtos, indústria transformadora, recicladores e operadores de gestão de resíduos, comprometendo-se com as metas ambiciosas desta iniciativa.

Em conjunto, os membros do Pacto Português para os Plásticos representam grande parte das embalagens em plástico dos produtos vendidos nos supermercados nacionais. A estes, juntaram-se mais 30 entidades, tais como universidades, organizações sem fins lucrativos, associações empresariais e três ministérios: Ambiente e Ação Climática, Economia e da Transição Digital e Mar. A iniciativa recebeu ainda o alto patrocínio do Presidente da República Portuguesa. O objetivo é solucionar os problemas associados ao plástico, nomeadamente do plástico de uso único e embalagem, promovendo a transição para uma economia circular.

Este conjunto de entidades pioneiras comprometeram-se a atingir, até 2025, as seguintes metas:

  • Definir, até 2020, uma listagem de plásticos de uso único considerados problemáticos ou desnecessários e definir medidas para a sua eliminação, até 2025, através de redesenho, inovação ou modelos de entrega alternativos (reutilização);
  • 100% das embalagens de plástico são reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis;
  • 70%, ou mais, das embalagens plásticas são efetivamente recicladas, através do aumento da recolha e da reciclagem;
  • Incorporar, em média, 30% de plástico reciclado nas novas embalagens de plástico;
  • Promover atividades de sensibilização e educação aos consumidores (atuais e futuros) para a utilização circular dos plásticos.

O Pacto Português para os Plásticos pertence à rede Pactos de Plásticos da iniciativa New Plastics Economy, da Fundação Ellen MacArthur. É liderado pela Associação Smart Waste Portugal, referência nacional no processo de transição para a economia circular.

O ministro do Ambiente e Ação Climática, Pedro Matos Fernandes, abriu a cerimónia de lançamento do Pacto Português para os Plásticos, em Lisboa. O evento contou também com a presença do presidente da direção da Smart Waste Portugal, Aires Pereira, de uma representante da Fundação Ellen MacArthur, entre outros convidados de empresas representantes da cadeia de valor. “O Pacto Português para os Plásticos tem uma grande representatividade das entidades da cadeia de valor dos plásticos nacional e, por isso, uma grande capacidade de criar impacto e uma grande responsabilidade em promover a transição para uma economia circular dos plásticos em Portugal. Esta iniciativa colaborativa terá um papel fundamental em garantir o uso responsável, sustentável e circular dos plásticos em Portugal, permitindo extrair o máximo valor deste material, sem comprometer o ambiente”, afirmou Aires Pereira.

Em Portugal, o Pacto Português para os Plásticos irá estimular novos e inovadores modelos de negócio, que permitirão reduzir o volume de embalagens de plástico. Promoverá também o desenvolvimento de um sistema de reciclagem mais eficiente, no qual todos assumirão um papel de maior responsabilidade sobre os resíduos de plástico, garantindo a reincorporação dos plásticos reciclados em novos produtos e embalagens e, com o apoio do Governo, garantindo um sistema de reciclagem eficaz.

O foco inicial do Pacto Português para os Plásticos será o desenvolvimento do Roadmap 2025, onde se dará prioridade aos projetos que criarão maior impacto, a curto e longo prazo, tais como a redução de barreiras à incorporação de plásticos reciclados em novos produtos e embalagens, desenvolvimento de embalagens reutilizáveis e promoção de um sistema de depósito de embalagens eficaz.

Para o Pacto Português para os Plásticos ser verdadeiramente abrangente e envolver todos, a Smart Waste Portugal irá lançar uma campanha de sensibilização dos cidadãos, no próximo verão, para que estes contribuam para o processo de transição para uma economia circular dos plásticos.

Lipton

Unilever quer vender a Lipton

Vendas da Carlsberg crescem 5,4%