in

GS1 Portugal desafia empresários a discutirem o futuro do consumo

A GS1 Portugal-Codipor, entidade responsável pela introdução do código de barras em Portugal, vai reunir representantes das maiores empresas portuguesas no 5.º Congresso Nacional sob o tema “(Des)codificar o Futuro. Estilos de Vida e Digitalização. Desafios, Modelos de Oferta e Consumo”, que decorrerá na próxima quinta-feira, dia 10 de outubro, e contará com a presença do ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira.

O encontro, a ter lugar no Grande Auditório do Campus da NOVA SBE, juntará cerca de 400 participantes numa discussão sobre os desafios e o impacto do acesso cada vez mais transversal à tecnologia nas novas formas de consumo, bem como as oportunidades que este fenómeno oferece aos negócios.

João de Castro Guimarães, diretor executivo da GS1 Portugal – Codipor, salienta a importância do encontro para discutir temas centrais tanto para as empresas, como para os consumidores. “O 5º. Congresso da GS1 Portugal decorre num contexto em que se torna evidente o impacto da tecnologia e das competências digitais na oferta de novos produtos e serviços, bem como na procura, dando origem a novos segmentos de consumidores, nomeadamente, os Centenials, Millennials e Seniores, que passam a ser segmentos determinantes para a dinâmica da oferta e da procura. A discussão aberta e neutra com uma diversidade tão grande de participantes irá identificar os principais desafios que as empresas enfrentam na era da digitalização e as melhores abordagens para dar resposta às oportunidades. Na GS1 Portugal estamos muito atentos a esses desafios, somos o parceiro de confiança das empresas e constante facilitador do debate que encontra neste congresso o seu expoente máximo. Não descuramos o acompanhamento constante destes temas, motivo pelo qual formalizámos, também recentemente, a continuidade da nossa participação no Comité Estratégico da Indústria 4.0, para a digitalização da economia portuguesa de que decorrem também contributos da maior relevância para o debate de hoje”.

O tema central do congresso será “O Consumidor no Centro da Transformação Digital” e contará com um painel debate com a participação de Pedro Salter Cid, diretor geral da Auchan Retail Portugal, Rui Miguel Nabeiro, administrador da Delta Cafés, Manuel Sousa Pinto, administrador da Sogrape Distribuição, José Fortunato, administrador da Sonae MC, António Casanova, CEO da Unilever, FIMA e GALLO, e Luís Mesquita Dias, diretor geral da Vitacress Portugal.

Paulo Portas, ex-vice-primeiro ministro do XX Governo Constitucional e vice-presidente da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa, marcará presença como “keynote speaker” deste congresso, onde fará um enquadramento macro sobre a temática da economia mundial e as suas repercussões em Portugal.

O congresso contará, ainda, com a intervenção de especialistas de diversas áreas que enriquecerão a discussão em torno da transformação digital. Rogério Carapuça, presidente da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações, vai pronunciar-se sobre o impacto transversal dessa “revolução”.

Ana Paula Barbosa, diretora de retail services na Nielson Company, abordará os desafios dos novos modelos de oferta e consumo, Paula Panarra, diretora geral da Microsoft Portugal, falará sobre inteligência artificial, sobre os “mitos e receios, ética e oportunidades” e o Rogério Raposo, coordenador de Operações do Centro Nacional Cibersegurança, pronuncia-se sobre capacitação nacional nesta matéria. Os trabalhos culminam com uma intervenção agregadora da responsabilidade de Nadim Habib, professor convidado da NOVA SBE, sobre as competências de liderança nas empresas para a agilidade organizacional.

Haverá, ainda, um espaço de “marketplace” dedicado à ativação de marcas com apresentações de inovações e lançamentos de parceiros tecnológicos, bem como degustações de produtos alimentares e bebidas. A Peugeot estará presente no congresso com a apresentação de duas viaturas em exposição, onde haverá possibilidade de inscrição para test drive.O evento culmina com um sunset cocktail, no lounge da NOVA SBE.

O 5.º Congresso GS1 Portugal – Codipor tem o alto patrocínio da Presidência da República Portuguesa e conta com parceiros como Saphety, Informa, Nova SBE, Central Cervejas e Bebidas, CHEP, Coca Cola, Generix, Marktest, Nestlé, Peugeot, Unilever, Vitacress, Checkpoint, Delta Cafés, Sociedade Ponto Verde, Sogrape e o apoio da DSPA e FIPA.

Nuno Tavares assume direção geral da Lactalis Nestlé Portugal

Singular 2018 da A&D Wines já está no mercado