in

Cockburn’s desvenda nova identidade de marca

Marca da família Symington assinala o 50.º aniversário da criação do Special Reserve

A Cockburn’s, marca da Symington Family Estates e produtor do Porto Reserva mais vendido no mundo, acaba de apresentar uma identidade e design de marca renovados para a sua gama mais importante, que inclui os vinhos Special Reserve, Fine Ruby, Fine Tawny e Fine White.

Esta renovação da imagem, da autoria da agência Pearlfisher, tem como objetivo fortalecer o relacionamento da marca com os clientes existentes e captar novos consumidores para a categoria. A estratégia da marca é baseada na ideia de que o vinho do Porto, com a sua rica história como digestivo, é uma bebida com o dom de aproximar as pessoas.

Para refletir este conceito, o novo logótipo da Cockburn’s apresenta dois galos a partilhar um copo de vinho do Porto e um novo slogan – “Welcome to the Family” –, uma homenagem à célebre hospitalidade com que os visitantes da Cockburn’s eram recebidos, no Porto e no Douro, pelas várias gerações, assim como ao clássico momento de partilha de uma garrafa de vinho do Porto no final de uma refeição com amigos e família.

A nova imagem é uma interpretação contemporânea dos rótulos clássicos da Cockburn’s do início do século XX e combina um visual retro com um toque mais moderno, numa garrafa nova e estilizada. Os dois versos em rima nos rótulos fazem renascer o humor característico da Cockburn’s, ao mesmo tempo que procuram cativar e ensinar os consumidores sobre o vinho. Uma nova campanha de comunicação está a ser desenvolvida, com o objetivo de modernizar o momento do vinho do Porto e adequá-lo ao consumidor atual.

Enquanto os designs do Special Reserve, Fine Ruby e Fine Tawny são evoluções progressivas, que se mantêm dentro dos padrões da categoria vinho do Porto, o novo Cockburn’s White foi renomeado como Porto Branco e apresenta um design mais criativo. O redesenho responde ao aumento de popularidade do Porto tónico (Branco com água tónica), que está a atrair um perfil diferente de consumidor e a conseguir novas listagens para o vinho do Porto no canal Horeca.

Quando a família Symington adquiriu a Cockburn’s, em 2010, devolvendo a marca, fundada em 1815, a uma empresa familiar, transformou os processos de vinificação. “Desde que a nossa família adquiriu a marca Cockburn’s, as vendas do Special Reserve no Reino Unido cresceram 99%. Apesar da bem conhecida popularidade do vinho do Porto no Natal, as nossas pesquisas mostram que muitas pessoas gostam de beber um copo de vinho do Porto como o culminar de uma boa refeição ou de um dia de trabalho intenso: 28 % dos consumidores britânicos bebem vinho do Porto pelo menos uma vez por mês. E com o entusiasmo em torno das declarações do Porto Vintage 2016 e 2017, para além do crescimento no consumo de Porto Branco com água tónica, da popularidade dos vinhos do Porto Tawny servidos frescos e do boom do turismo no Porto e no Douro, acabamos por estar muito animados por incorporar uma nova geração de consumidores nesta categoria”, afirma Johnny Symington, chairman da Symington Family Estates.

Charlotte Symington, gestora de marketing da Symington Family Estates, acrescenta que “não é exagero dizer que a invenção pela Cockburn’s do Special Reserve, em 1969, transformou o vinho do Porto, ao atrair toda uma nova geração para a categoria. Estamos orgulhosos por assinalar o 50.º aniversário do Special Reserve com este relançamento e iremos dar-lhe seguimento com uma série de ações que visam envolver os consumidores no apaixonante mundo do Porto Cockburn’s”.

O resto da gama Cockburn’s, incluindo o Late Bottled Vintage e os vinhos do Porto Tawny 10 e 20 Anos, será relançado nos próximos meses.

Fula lança a sua mais recente inovação

Dachser

Nova rota da Dachser aproxima Península Ibérica da Eslováquia