3 tendências globais de alimentos e bebidas para 2019

16 NOVEMBRO 2018
A Mintel revelou as três tendências do futuro, que impulsionarão o avanço da inovação global em alimentos e bebidas a partir de 2019. Olhando para o futuro, Jenny Zegler, diretora associada da Mintel Food and Drink, discute como as questões de sustentabilidade, saúde e bem-estar e conveniência vão inspirar a formulação, embalagem, marketing e muito mais nos próximos anos.

Em 2019, o apoio e a procura por mais programas de sustentabilidade crescerão, à medida que os consumidores entenderem melhor o que é necessário para se aproximarem de uma economia verdadeiramente circular. Esses esforços de sustentabilidade passarão não apenas por melhorar o acesso à reciclagem, mas também criar produtos com ingredientes que sejam cultivados de acordo com práticas agrícolas regenerativas”.

A Mintel indica ainda que é expectável ver os  fabricantes de alimentos e bebidas a olharem para a indústria de beleza e cuidados pessoais como inspiração para o desenvolvimento de produtos saudáveis. "Mais alimentos e bebidas abordarão questões de saúde relacionadas com a longevidade, serão comercializados com linguagem positiva que rejeita termos como 'anti-envelhecimento', pelas suas conotações negativas, e atrairão pessoas de várias idades”.

A consultora prevê ainda que o crescente segmento de consumidores que estão sempre em movimento, mas que desejam passar mais tempo em casa, aumentará a procura por soluções sofisticadas de preparação rápida e produtos de qualidade prontos para consumo. "À medida que os kits de refeição e as bebidas inspiradas no foodservice abrem o caminho, haverá também mais oportunidades para as marcas desenvolverem produtos de conveniência premium saudáveis, saborosos, personalizáveis e rápidos para pequeno-almoço, almoço, jantar, lanches e sobremesas”.

Consumo "evergreen"
A definição de sustentabilidade está a estender-se para abranger todo o ciclo de vida do produto. Do campo à mesa e, idealmente, até ao renascimento como uma nova planta, ingrediente, produto ou embalagem, essa abordagem de 360 graus garantirá que os recursos sejam mantidos pelo maior tempo possível. O movimento em direção à circularidade exigirá a colaboração entre fornecedores, fabricantes, governos, organizações sem fins lucrativos, retalhistas e consumidores.

Uma mudança sísmica em como os consumidores pensam sobre o plástico está em andamento, com materiais de embalagem de base biológica definidos para ser um componente-chave para a próxima geração de embalagens responsáveisA partir de 2019, os esforços de sustentabilidade passarão não apenas por melhorar o acesso à reciclagem, mas incentivar os consumidores a reciclar embalagens e oferecer produtos reciclados. Ao mesmo tempo, os esforços para melhorar a poluição do ar, apoiar o bem-estar das plantas, restaurar a saúde dos solos e abraçar a agricultura regenerativa surgirão como elementos cruciais de programas holísticos de sustentabilidade que são importantes para empresas e consumidores.

Para todas as idades
Preparar-se para uma vida mais longa e saudável é particularmente relevante, pois os consumidores priorizam a saúde e o bem-estar como uma busca holística, proativa e contínua. Vidas mais longas apresentam oportunidades significativas para os fabricantes de alimentos e bebidas se inspirarem na indústria da beleza, que estabeleceu com sucesso um modelo para o envelhecimento saudável ao projetar produtos proativos que são comercializados com linguagem positiva para pessoas de todas as idades.

Específicas para as diversas populações seniores do mundo, as suas necessidades podem ser atendidas através de alimentos e bebidas para fins médicos, bem como produtos projetados para prevenção, com formulações que são nutritivas, saborosas e fáceis de consumir. No entanto, à medida que os seres humanos vivem mais, mais alimentos e bebidas podem ser formulados para responder às preocupações de pessoas de todas as idades sobre saúde dos ossos, articulações, cérebro e olhos, bem como outras relacionadas com a idade.

Conveniência 
Do pequeno almoço ao jantar, uma nova geração de alimentos e bebidas modernas está a surgir à medida que os fabricantes respondem às crescentes prioridades de alimentação saudável, busca por sabores, interesses na personalização e concorrência dos serviços de entrega rápida. Olhando para o futuro, uma nova onda de atalhos estará disponível: expansão de kits de refeições individuais vendidos no retalho, bebidas embaladas inspiradas no foodservice e uma nova geração de refeições preparadas, acompanhamentos e molhos que emulam os sabores e formatos das refeições em restaurantes.

Os avanços na tecnologia também elevarão as expectativas de opções convenientes de alimentos e bebidas para os consumidores, desde o planeamento até as compras e preparação. O interesse pela conveniência premium não se limitará à hora do jantar, criando oportunidades para cada pausa para refeição, lanche e bebida.