Mercadona e Lidl ganham quota de mercado

3 AGOSTO 2018
A Mercadona reforçou a sua liderança na distribuição espanhola. O Lidl foi, no entanto, o operador que registou maior crescimento no segundo trimestre do ano, de acordo com os dados da Kantar Worldpanel.

Depois de conquistar 1,4% pontos no primeiro trimestre, a Mercadona ganhou mais 0,6 pontis, no segundo trimestre, reunindo agora 24,9% dos gastos em produtos de grande consumo feitos pelas famílias espanholas.

O Carrefour consolidou o segundo lugar, com 8,3% de quota, embora tenha cedido 0,2 pontos no segundo trimestre. A consultora assinala que o formato hipermercado, que lhe permitiu crescer em 2017, está a desacelerar e, embora os modelos online e de proximidade avancem positivamente, a cadeia francesa regista uma queda estrutural daquele formato, onde essencialmente assenta o seu negócio em Espanha.

No terceiro lugar aparece o Grupo DIA, com uma participação de 7,6%, melhorando ligeiramente face aos meses anteriores, mas ainda atrás da quota que havia conquistado no período homólogo, devido à queda do seu formato mais clássico. 

Por seu turno, a Eroski manteve uma quota de 5,5% no segundo trimestre, invertendo as quedas sofridas nos últimos anos, ao passo que a Auchan conservou os 3,4% de quota de mercado. 

Já o Lidl continua a ser a cadeia que mais cresce na distribuição espanhola, agregando já 4,9% dos gastos das famílias espanholas, o seu melhor registo até agora.