NOTÍCIAS MAIS LIDAS
EDIÇÃO ONLINE
YET
A Melhor Loja

Projeto que transforma engaço em embalagens vence Novo Verde Packaging Entreprise Award

11 JULHO 2018
“Packaging Matters”. Assim se chama o projeto que  visa o aproveitamento dos resíduos da indústria do vinho (engaço) como matéria-prima de um novo produto (embalagem) e, consequentemente, a sua incorporação no circuito comercial do sector a que pertence.

Com a assinatura da Feel Matter, o projeto venceu o Novo Verde Packaging Entreprise Award, uma iniciativa da Novo Verde - Sociedade Gestora de Resíduos de Embalagens implementada no âmbito da promoção de projetos de investigação e desenvolvimento impulsionadores da circularidade da economia.

Ricardo Neto, presidente da Novo Verde, reforça que “existe um enorme potencial no seio das empresas no que diz respeito à investigação de novas soluções que materializam o conceito de economia circular. Muitas vezes, o que falta é dar voz a estes projetos e torná-los realidade, dinamizando o sector-

A Feel Matter dedica-se maioritariamente ao aproveitamento de resíduos de várias agro-indústrias para aplicação em arquitetura e design. No entanto, o conceito, nascido há cinco anos, partiu de uma ligação muito próxima à indústria e este prémio veio dar a possibilidade de o concretizar: “Imagine-se uma embalagem de vinho feita com os resíduos que, um dia, lhe deram vida.”

O montante total do prémio (40 mil euros) será disponibilizado faseadamente, em função da tipologia e do número de etapas de implementação a acordar com o vencedor, através da celebração de um contrato, sendo que o último pagamento ocorrerá após a concretização efetiva do projeto.