Carrefour revoluciona retalho alimentar europeu em aliança com a Google

Carrefour revoluciona retalho alimentar europeu em aliança com a Google

12 JUNHO 2018
O Carrefour estabeleceu uma aliança estratégica com a Google, para a venda dos seus produtos alimentares, a partir do início de 2019, através de três canais digitais da tecnológica: as colunas Google Home, o assistente da Google (smartphones) e a plataforma Google Shopping.

Esta é a primeira vez que a Google se relaciona com uma empresa de distribuição para desenvolver uma oferta de comércio eletrónico alimentar na Europa”, salienta Alexandre Bompard, CEO do Carrefour.

O acordo, que se aplicará, inicialmente, ao mercado francês, permite ao utilizador fazer as suas compras por voz, através do assistente de voz da Google, que reconhecerá as referências comercializadas pelo Carrefour, incluindo os frescos, entregues ao domicílio ou levantados em loja.

Além disso, graças a esta aliança, a plataforma de e-commerce do Carrefour estará disponível no Google Shopping e, posteriormente, na plataforma de YouTube, que mostrará ligações aos produtos.

São três os aspetos onde esta aliança estratégica se irá materializar. Para além da inclusão da oferta do Carrefour no ecossistema da Google, irá contemplar um laboratório de inovação e acelerar a digitalização do Carrefour. Com este acordo, o Carrefour quer beneficiar do potencial de crescimento das compras por voz, com vendas estimadas em 34 mil milhões de euros em 2022, segundo a OC&C. “Queremos chegar a novos clientes mais jovens”, afirma Marie Cheval, diretora de transformação digital do Carrefour.

As negociações para esta aliança demoraram um ano, pelo que os responsáveis da Google negam que se trate de uma reação à parceria entretanto anunciada entre Amazon e Monoprix. Não obstante, vem permitir, sobretudo ao Carrefour, fazer frente à Amazon, que, segundo os rumores no mercado, terá tentado comprá-lo.